A Escola Social do Varejo (ESV) está com inscrições abertas, até o dia 30 de agosto, para formação gratuita de jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. São 300 vagas em Pernambuco e na Bahia, com certificado de conclusão do curso de extensão emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A formação é direcionada para jovens entre 17 e 24 anos, com Ensino Médio concluído na rede pública e renda familiar de até três salários mínimos. Os selecionados recebem um tablet com acesso à internet para uso durante o curso e benefícios como auxílio transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais.
O programa é fruto de uma parceria entre o Grupo Carrefour Brasil e o Instituto Aliança e existe desde 2010.
Serão 300 horas de capacitação, com encontros online semanais realizados de segunda a sexta-feira no período da manhã ou da tarde. Durante o curso, os jovens participarão de atividades teóricas e práticas que vão abordar competências socioemocionais e habilidades digitais e técnicas para melhorar o desempenho no varejo, além de visitas às lojas do Grupo Carrefour Brasil para aplicação prática do que foi aprendido. A última etapa da formação é uma orientação na busca por emprego.
As inscrições devem ser realizadas online, através do link https://bit.ly/ESV-PE-2024-1. Os candidatos aprovados precisam apresentar RG; CPF; comprovante de residência; declaração de conclusão do ensino médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou; título de eleitor; foto 3x4; carteira de trabalho; PIS/NIS. Os jovens do sexo masculino devem ter certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação.
Oportunidade no Cabo de Santo Agostinho
Outra iniciativa para ajudar jovens a ingressar no mercado de trabalho está com inscrições abertas. O programa Rotas e Travessias, de formação profissional gratuita e online, é destinado a jovens de 17 a 24 anos do Cabo de Santo Agostinho, cursando o 3º ano ou com ensino médio concluído em escola pública.
São 100 vagas e a carga horária é de 200 horas distribuídas em 2 aulas online por semana. Os participantes vão receber um tablet com acesso à internet emprestado. A formação desenvolve competências socioemocionais, digitais, de comunicação e atitudes empreendedoras, além de preparar os jovens para processos seletivos.
O curso é apoiado pela Amazon Brasil e desenvolvido pelo Instituto Aliança, em parceria com a Fundação Forge, da Argentina, e conta com financiamento do Grupo Zurich.