É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Campanha 'Orgulho de ser Nordestino', do SJCC, se destacou entre quatrocentas e oitenta peças inscritas no Festival Cria PE - Foto: Severino Soares
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) foi um dos premiados no Festival Cria PE nesta quinta-feira (17). O evento reuniu grandes nomes do mercado publicitário pernambucano no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, área central da cidade.
Com uma programação rica e diversificada, o evento organizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) e pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) promoveu discussões sobre temas como a transformação digital, as novas tendências em comunicação e o futuro da criatividade.
1 / 9
Festival Cria PE - JAILTON JR./JC IMAGEM
2 / 9
Festival Cria PE - JAILTON JR./JC IMAGEM
3 / 9
Festival Cria PE - Divulgação/Sinapro
4 / 9
Festival Cria PE - Divulgação/Sinapro
5 / 9
Festival Cria PE - Divulgação/Sinapro
6 / 9
Festival Cria PE - JAILTON JR./JC IMAGEM
7 / 9
Festival Cria PE - Severino Soares
8 / 9
Festival Cria PE - Divulgação/Sinapro
9 / 9
Festival Cria PE - JAILTON JR./JC IMAGEM
Uma das palestras mais aguardadas do dia foi a do consultor digital Guilherme Ravache, que, por alguns anos, foi um dos responsáveis pela transformação digital do SJCC. O jornalista, com experiência internacional, explorou o tema "Marketing de dopamina nas mídias: oportunidade para marcas alavancarem os negócios".
A palestra do consultor digital e jornalista Guilherme Ravache foi uma das mais aguardadas - JAILTON JR./JC IMAGEM
O especialista explicou como o conceito ligado ao neurotransmissor pode ser utilizado corretamente em campanhas multiplataformas, ampliando o impacto e a eficiência.
Além de reunir e reconectar o mercado publicitário, o Cria PE premiou as principais campanhas, entre elas a do “Orgulho de ser Nordestino”, do SJCC.
Prêmio
A campanha “Orgulho de ser Nordestino”, do SJCC, se destacou entre mais de quatrocentas e oitenta peças e recebeu a Capivara de Prata. O projeto, desenvolvido pela Agência Brenda, destaca a pluralidade e a identificação com a nossa região.
"É com imenso prazer que o SJCC recebe o prêmio do Cria. Esse reconhecimento é um excelente feedback e mostra que estamos no caminho certo, marcando a mente e o coração do público", celebra Carlos Humberto, diretor comercial do SJCC.
A campanha 'Orgulho de ser Nordestino' foi premiada com a Capivara de Prata - Foto: Severino Soares
O Cria PE premiou as melhores peças publicitárias criadas entre janeiro de 2022 e junho de 2024, nas categorias TV, digital, inovação em mídia, e responsabilidade social, destacando as melhores produções das agências pernambucanas.
"O Festival Cria PE foi uma ótima oportunidade de reencontrarmos nossos parceiros, conhecer outras pessoas do mercado, trocarmos experiências e debatermos as novas tendências. Eventos como esses são essenciais para fortalecermos nossos laços e continuarmos colaborando para o crescimento do setor", afirma o diretor.
Videocast
1 / 5
Pod Criar, estúdio de videocast do SJCC - JAILTON JR./JC IMAGEM
2 / 5
Pod Criar, estúdio de videocast do SJCC - JAILTON JR./JC IMAGEM
3 / 5
Pod Criar, estúdio de videocast do SJCC - Severino Soares
4 / 5
Pod Criar, estúdio de videocast do SJCC - Severino Soares
5 / 5
Pod Criar, estúdio de videocast do SJCC - Severino Soares
O SJCC também marcou presença com um estúdio de videocast, intitulado "Pod Criar", com transmissões ao vivo, das 9h às 17h, pelo canal JC Play no YouTube e demais perfis digitais do JC PE, da Rádio Jornal e da TV Jornal/SBT.
No espaço, foram realizadas cerca de 20 entrevistas com palestrantes e publicitários premiados abordando temas como o mercado, tendências, entre outros.