As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, que seriam neste mês de março, estão adiadas em função da pandemia do coronavírus, inclusive Brasil x Bolívia, que seria no dia 27 de março na Arena de Pernambuco. O vice-presidente da CBF junto à Fifa, Fernando Sarney, recebeu na noite desta quarta (11/3) a comunicação da Fifa. A informação foi divulgada pelo repórter Wellington Campos, que cobre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Rio de Janeiro para a Rádio Jornal.
Também no fim da noite desta quarta (11), a Conmebol divulgou uma carta enviada à Fifa, na qual pede o adiamento das duas rodadas iniciais das Eliminatórias, informação que vinha sendo fortemente especulada por vários veículos de comunicação do continente nos últimos dois dias. A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição, divulgou a notícia durante a transmissão de Flamengo e Barcelona do Equador, pela Libertadores.
Comunicado Oficial
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) March 12, 2020
> Procon explica procedimento para torcedores que compraram ingressos para Brasil x Bolívia
>> NBA suspende temporada após exame revelar coronavírus em jogador do Utah Jazz
> Veja como o coronavírus afeta o mundo do esporte
> Ingressos para Brasil x Bolívia esgotados
O jogo de estreia do Brasil contra a Bolívia estava marcado para a Arena de Pernambuco, no dia 27 de março. Inclusive, todos os 45 mil ingressos colocados à venda nesta quarta foram vendidos em menos de quatro horas. Um Ainda não há nova data para a partida. Em seguida, a Canarinho jogaria no dia 31 de março contra o Peru, em Lima.
"Ainda não fomos comunicados oficialmente, o que pode ocorrer a qualquer instante, mas já sabemos de forma oficiosa. É muito ruim, pois já estava tudo programado. Mas não tem o que fazer, paciência, vamos para frente", disse o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. A FPF foi a anfitriã da CBF durante a vistoria dos estádios para os treinamentos que, obviamente, também foram cancelados.
OMS declara pandemia de novo coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.
Comentários