Mesmo com o futebol paralisado por conta da pandemia do coronavírus, alguns clubes seguem se movimentando, ao menos, nos bastidores. Um deles é o Brasil-RS, que anunciou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (30), a contratação do técnico Hemerson Maria, que chega para substituir Gustavo Papa. O último clube comandado por Maria foi a Chapecoense, mas não teve um bom início de trabalho na equipe catarinense, sendo demitido após seis partidas: três empates, duas derrotas e nenhuma vitória, obtendo um aproveitamento de apenas 16%.
Porém, antes do acerto com Hemerson Maria, a diretoria Xavante chegou a sondar o treinador Itamar Schulle, do Santa Cruz. Na ocasião, o comandante coral agradeceu o interesse e, mesmo o time gaúcho estando na Série B, recusou seguir qualquer tipo de negociação, já que gostaria de seguir o seu projeto de recolocar o Tricolor do Arruda na Segunda Divisão.
O Brasil-RS não iniciou bem a temporada e, em 11 partidas, venceu três, empatou outras três e acabou sendo derrotado em cinco confrontos (quatro pelo Estadual e uma pela Copa do Brasil). A chegada de Hemerson Maria, que além da Chapecoense também já comandou Botafogo-SP, Figueirense, Vila Nova, Fortaleza, Vila Nova, chega com a missão de, quando o futebol retomar, tirar o time de Pelotas da lanterna do Grupo B, do Gaúchão, posição que ocupa somando apenas quatro pontos.