INGLATERRA

Tottenham libera atacante Son Heung-min para servir o exército coreano durante pandemia do coronavírus

Son, de 27 anos, ingressará em um campo de treinamento do exército em 20 de abril para cumprir seu período obrigatório.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/04/2020 às 14:46 | Atualizado em 02/04/2020 às 16:39
Foto: Oli SCARFF / AFP
O atacante Son, do Tottenham (esquerda) já havia sido dispensado uma vez de servir o Exército da Coreia do Sul - FOTO: Foto: Oli SCARFF / AFP

O atacante Son Heung-min, do Tottenham, vai usar o período suspenso de futebol na Inglaterra, por causa da pandemia de coronavírus, para cumprir suas obrigações militares na Coreia do Sul.

Autorizado por seu clube a retornar ao seu país de origem no final de março, Son, de 27 anos, afirmou, nesta quinta-feira, à imprensa coreana, que ingressará em um campo de treinamento do exército em 20 de abril para cumprir seu período obrigatório.

Em 2018, na Indonésia, o atacante foi dispensado do serviço militar obrigatório por ter conquistado o título asiático com a seleção nacional, após vitória sobre o Japão na decisão. O título permitiu que seu trabalho no exército fosse reduzido a três semanas de treinamento básico e 500 horas de serviço comunitário, regalia dada apenas a campeões dos Jogos Asiáticos e aos medalhistas olímpicos, além de figuras ilustres em renomadas competições internacionais.

Fratura no braço

Em 16 de fevereiro, Son sofreu uma fratura no braço direito em um jogo da Premier League contra o Aston Villa. Desde então está em recuperação para retornar ao seu país por "razões pessoais" após a paralisação das competições devido à pandemia de coronavírus.

Autor de 16 gols na temporada, Son não vai jogar pelo Tottenham pelo menos até 30 de abril, mas esta data poderá ser estendida, nesta sexta-feira, quando as autoridades inglesas terão uma nova reunião.

Fim antecipado

Sem previsão de retorno das competições, a Federação Inglesa de Futebol determinou o final as ligas amadoras masculinas e femininas. A entidade fez o anúncio na quinta-feira e garantiu que todos os resultados depois do dia 13 de março, data da suspensão, foram anulados. Além disso, não haverá rebaixamentos, tampouco acessos entre as divisões do futebol.

O técnico da seleção da Inglaterra, Gareth Southgate, escreveu uma carta ao torcedor inglês sobre o momento atual que assombra toda população mundial. A mensagem do treinador foi publicada nas redes sociais da seleção inglesa. O surto do coronavírus, que paralisou os torneios europeus de futebol, se tornou um expoente sério para a saúde dos cidadãos do continente.

"Para todos em nosso país, o foco principal do presente - e dos próximos meses - é, sem dúvida, cuidar de nossas famílias, apoiar nossas comunidades e trabalhar juntos para passar pelo que é claramente o teste mais extremo que enfrentamos coletivamente em década", escreveu Southgate. "Olhem um para o outro. Por favor, não sofra sozinho, e lembre-se de que nosso grande país passou por esses enormes desafios antes - e, juntos, faremos novamente", disse em outro trecho da carta.

Tanto as ligas inglesas quanto a seleção do país teve que pausar as atividades durante o auge da pandemia. A paralisação foi estendida até o dia 30 de abril. No dia 19 de março, a Associação de Futebol do país comunicou que a suspensão das atividades será ampliada do dia 4 de abril para o dia 30 do mesmo mês por conta das consequências do coronavírus.

PODCAST

Veja mais notícias do futebol internacional no podcast Liga do Escrete da Rádio Jornal. No episódio desta semana, a lista dos maiores técnicos do século XXI, quem é melhor Zidane ou Iniesta, além da retrospectiva da campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006. Ah, na trilha sonora...Pink Floyd!

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias