Sebastian Vettel encerrará contrato com a Ferrari no final de 2020. Depois de algumas semanas de negociações, a escuderia italiana e o tetracampeão mundial não entraram em um acordo e o alemão preferiu colocar um ponto final na parceria que durou seis anos. "Esta foi uma decisão tomada em conjunto em que as duas partes sentem que foi o melhor", diz início da nota oficial publicada pela Ferrari.
O piloto alemão, de 32 anos, queria um novo contrato que durasse pelo menos mais três anos e que, em uma possível situação de confronto, a Ferrari não colocasse o colega de equipe Charles Leclerc, de 22 anos, em vantagem. A informação circula pela imprensa da Europa. Vettel também não teria aprovado os novos valores e a duração do novo documento.
"Minha relação com a Ferrari será encerrada no final de 2020. Na ordem de conseguir conquistar os melhores resultados no esporte, é vital para ambas as partes trabalharem em perfeita harmonia. O time e eu percebemos que não seria o ideal permanecer juntos para além desta temporada. Questão financeira importa e fez parte da decisão", comentou Vettel.
A notícia surge para surpreender o cenário da Fórmula 1, que continua com a temporada de 2020 suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus. Dez GPs foram afetados a Federação Internacional de Automobilismo ainda não confirmou a data de abertura do Mundial. A saída de Vettel, então, inicia as especulações para as outras equipes começarem a definir sua equipe do próximo ano.