Clássico-Rei garante finalista cearense na final da Copa do Nordeste

O Fortaleza pode alcançar sua segunda final seguida, enquanto o Ceará pode até reeditar a final de 2015, contra o Bahia, quando foi campeão do Nordeste
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 28/07/2020 às 10:45
Clássico entre Fortaleza x Ceará vale vaga para a final da Copa do Nordeste Foto: FELIPE SANTOS/CEARÁ-SC


Terra do atual campeão do Nordeste, o estado do Ceará mostrou crescimento durante os últimos anos no cenário futebolístico nacional. Com os dois maiores clubes do estado na Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Ceará, teve grande desempenho na Copa do Nordeste, ao colocar esses dois clubes nas semifinais e, com este confronto, garantir um deles na grande final.

O Leão do Picí e o Vozão irão se enfrentar na noite desta terça-feira (28), no estádio Pituaçú, em Salvador. O clássico será transmitido pela TV Jornal, que estará sintonizando a partida às 21h30. Quem ganhar o clássico irá enfrentar o vencedor da partida entre Bahia e Confiança, que irão jogar na quarta-feira (29), às 19h30.


De 2015 para cá, o Ceará passou de coadjuvante na Copa do Nordeste para o 3º estado com melhor aproveitamento na competição regional. Com o título e vice do Ceará em 2015 e 2014, respectivamente, e o título do Fortaleza em 2019 (o atual campeão), o estado cearense ficou atrás apenas da Bahia (com sete troféus) e de Pernambuco (com quatro troféus).

O crescimento constante pôde ser notado dentro de campo, nesse Nordestão, já que o Fortaleza acabou tendo a melhor campanha da fase de grupos, somando 17 pontos, e o Ceará foi o vice-líder do Grupo B, com 14 pontos, empatado com o líder Confiança. 

Investimento Milionário

Entre o G7 do Nordeste, que tem o Náutico, Sport, Santa Cruz, Bahia, Fortaleza, Ceará e Vitória, os clubes cearenses têm o segundo e terceiro maiores orçamentos para 2020. Atrás apenas do Bahia, o Fortaleza teve uma previsão orçamentária de, aproximadamente, R$ 109 milhões. Quase o dobro do valor do ano anterior (+92,3%). O Ceará vem logo atrás com uma previsão de, aproximadamente R$ 100 milhões, valor 43% maior que a temporada passada.

Retrospecto

Levando em conta os últimos oito jogos do Clássico-Rei cearense, o retrospecto está a favor do Fortaleza. Foram quatro vitórias dos tricolores, uma dos alvinegros e três empates. O último confronto pela Copa do Nordeste foi na fase de grupos desta temporada, o jogo terminou empatado por 1x1. Já no Campeonato Cearense, as equipes se enfrentaram no último dia 15, já no retorno do futebol pós-pandemia. O Fortaleza acabou vencendo por 2x1, com gols de Wellington Paulista e Yuri César, para o Leão, e Bérgson para o Vozão.

Para o confronto contra o Fortaleza, o técnico Guto Ferreira, do Ceará, destacou a evolução da equipe desde os jogos da última semana. "O nosso grupo tem se colocado numa situação de busca, de superação, e a gente espera fazer a melhor partida que já fizemos", disse Guto.

Longe do próprio estádo, a torcida é um dos fatores que pesaria no Clássico-Rei, já que o Fortaleza teria o mando de campo em todas as decisões. O meia-campista do Leão do Picí, Marlon, mostrou que iria sentir falta desse apoio das arquibancadas, mas irá absorver a energia do torcedor de forma remota.

"Conversei com os meninos (o time), que se fosse em Fortaleza, a cidade iria está parada, ia ser bonito demais. Mas independe tas circunstâncias, iremos entrar fortes. Tenho certeza que o torcedor do Fortaleza irá passar energias positivas, igual está passando", exaltou Marlon.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes ceará fortaleza copa do nordeste 2020
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory