Em jogo que conclui a edição de 2020 da Copa do Nordeste, o Bahia volta a encarar o Ceará após perder o jogo de ida e ver o Vozão botar uma mão na orelhuda. Isso porque o Tricolor de Aço foi derrotado por um placar de 3x1 e precisa reverter o placar para, ao menos, ir às penalidades. A bola irá rolar no estádio Pituaçú, em Salvador-BA, às 21h30 desta terça-feira (4), e contará com a transmissão da TV Jornal para todo o estado de Pernambuco.
O Bahia precisa vencer o Ceará por três gols ou mais de diferença caso queira ser campeão no tempo regulamentar. Uma vitória por dois gols levaria a decisão para as penalidades. Já a vitória por apenas um gol, tira a invencibilidade do Vozão, mas ainda dá o título para a equipe cearense.
Com esse cenário, o Bahia precisa entrar em campo com o sistema ofensivo inspirado, já que o principal artilheiro da equipe, Gilberto, está lesionado e não jogará nesta terça-feira. A responsabilidade de ser o homem gol cai para Fernandão, que marcou o único do Tricolor no jogo de ida.
O treinador Roger Machado também pode contar com Rossi, que atuou poucos minutos no último sábado (1º) por estar se recuperando de uma lesão. Para reverter o placar, Roger conta com uma mudança de postura do Bahia para a última decisão.
"É fazer um jogo diferente do que a gente fez. Nós sabemos onde erramos e como errados. Foi uma partida equilibrada, e o que pesou na balança foram nossos erros coletivos e individuais, que colocaram nosso adversário no jogo. Temos uma desvantagem, mas é perfeitamente possível a gente reverter", destacou Roger Machado.
Com boa vantagem no placar, o Ceará pode repetir o feito de ser campeão invicto da Copa do Nordeste, coincidentemente, em cima do Bahia na final do torneio. Para isso, a equipe cearense precisa, ao menos segurar um empate ou dar continuidade na sequência de vitórias seguidas. Seis, até o momento.
Podendo até perder por um gol para garantir a orelhuda, o meia-atacante alvinegro, Fernando Sobral, ressaltou a importância de melhorar o desempenho ofensivo no jogo da volta para evitar possíveis investidas da equipe baiana.
"Temos que manter o nosso espírito de jogo, que estamos vindo nessa evolução. Tem sido crucial para que consigamos nossos objetivos. Precisamos melhorar os nossos ataques, ser mais acertivos. Finalizar nossas jogadas. Se terminar em gol, melhor ainda, se não, é evitar o contra-ataque deles, que é muito rápido", disse Sobral.
O treinador do Ceará, Guto Ferreira, não poderá contar com o volante Charles, suspenso, e Tiago Pagnussat, vetado por questões contratuais, já que o zagueiro pertence ao Bahia e está no Vozão por empréstimo.
Bahia
Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio, Gregore e Rodriguinho; Élber, Clayson (Rossi) e Fernandão. Técnico: Roger Machado.
Ceará
Fernando Prass; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; William Oliveira (Ricardinho), Fabinho e Vina; Fernando Sobral, Leandro Carvalho e Cléber. Técnico: Guto Ferreira. Mudança de Postura
Times Prováveis