Um dos times mais engajados nas causas sociais, o Bahia não demorou a se pronunciar sobre a grande polêmica do jogo contra o Flamengo, domingo (20), no Maracanã, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o meia Gerson, do rubro-negro carioca, acusou o colombiano RamÍrez de racismo.
Através de nota, o Bahia comunicou que afastou o jogador até que a apuração do caso seja concluída. O clube disse também que o atleta nega as acusações. Confira abaixo a nota do Bahia:
O Esporte Clube Bahia vem a público se manifestar sobre a denúncia de racismo feita pelo atleta Gerson, do Flamengo, ocorrida na noite deste domingo (20).
O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave.
O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza.
Assim, decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração. O presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson a fim de prestar solidariedade.
O lance ocorreu após um gol do Bahia. O atacante colombiano teria "provocado" o flamenguista e usado injúria racial. Na hora do ocorrido, Gerson ficou muito indignado e queria tirar satisfação, o que gerou um dos tantos atritos da partida.
"Quero falar uma coisa: tenho muitos jogos como profissional e nunca vim falar nada na imprensa porque nunca sofri esse preconceito. Quando tomamos um gol, o Bruno Henrique ia chutar uma bola, o Ramirez reclamou e fui falar com ele, que disse: "Cala a boca, negro".
A bronca de Gerson acabou ocasionando um bate-boca com Mano Menezes. O técnico defendeu seu jogador e os microfones da transmissão de tevê captaram ele dizendo que o colombiano era "novo e ia aprender" e também reprovando a atitude.
"O Mano precisa aprender a respeitar as pessoas", desabafou Gerson, que mandou o técnico "fazer o seu trabalho" e ainda fez o gesto tradicional do "fala muito" em direção ao banco de reservas do Bahia. Após a partida, o Bahia comunicou que Mano Menezes não é mais o técnico do clube.
> Após derrota para o Flamengo, Bahia demite o técnico Mano Menezes
A arbitragem não flagrou o lance e após muita discussão, a bola voltou a rolar. João Gomes e Natan foram ao banco do Bahia reclamar com Mano e reprovar o ato de racismo.
O lance inflamou os jogadores do Flamengo em campo. E o motivaram a buscar o 4x3. No fim, a vibração era enorme a cada lance ganho na bola.