[Vídeo] Rivalidade, goleada e título: Relembre jogos de futebol marcantes em 2020

Apesar de 2020 chegar ao fim, a temporada ainda não foi encerrada e os torcedores de futebol ainda podem esperar muita emoção
Robert Sarmento
Publicado em 31/12/2020 às 13:59
PEDREIRA Atual campeão estadual, Salgueiro vai receber o Corinthians Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


O ano de 2020 chega ao fim e, mesmo tendo sido uma temporada atípica, os apaixonados por futebol não deixaram de acompanhar jogos importantes e decisivos. Até março, seguiu com normalidade. As arquibancadas estavam lotadas e criavam todo o clima do espetáculo. Após alguns meses de suspensão por alguns meses devido a pandemia do novo coronavírus, o futebol retornou sem torcida e com protocolos de saúde mais rigorosos. Mesmo assim, o esporte mais popular do mundo proporcionou duelos marcantes e inesquecíveis, tanto para o vencedor quanto para o perdedor.

Leia mais

> Podcast da Rádio Jornal faz uma retrospectiva do futebol internacional em 2020

>Com 18 casos da covid-19, Premier League tem recorde de infectados em uma semana

A reportagem do Jornal do Commercio e do Blog do Torcedor separou algumas partidas que entraram para a história do futebol, seja no âmbito estadual, regional, nacional ou internacional. Vale lembrar que, com a necessidade de refazer o calendário futebolístico, muitas competições ainda estão em andamento. Ou seja, o ano de 2021 reserva as emoções de duas temporadas, juntando a reta final dos campeonatos com o início das novas edições.

Listen to Retrospectiva sobre os principais acontecimentos do futebol internacional em 2020 byRádio Jornal on hearthis.at

Salgueiro campeão pernambucano

Pela primeira vez na história, um clube do Interior foi Campeão Pernambucano. O Salgueiro derrotou o Santa Cruz nos pênaltis, no Arruda, e levou a taça de forma inédita. Desde 1944, quando o América-PE conquistou o Estadual pela sexta e última vez, um time fora do Trio de Ferro do Recife não levantava a taça. O município sertanejo ficou pequeno para tanta festa. No outro lado da final, o Santa Cruz terminou invicto, mas amargou o vice-campeonato. Por esses fatores, a partida entra para a galeria do futebol de Pernambuco.

Lei do ex e presente de aniversário

Antes da pandemia da covid-19, o Náutico não tomou conhecimento do Sport no estádio dos Aflitos e, com superioridade, venceu o Clássico dos Clássicos pela Copa do Nordeste por 2 x 0. Os gols foram de Ronaldo Alves e Jean Carlos, em um chutaço de fora da área. A partida contou com a lei do ex, com o zagueiro, e serviu como presente de aniversário para o meio-campista do Timbu que completou 28 anos no dia. Em 2021, os alvirrubros querem mesmo é fugir da Série C.

Pipico se 'apresenta' para a Ilha

Disputar clássico não foi muito a ‘praia’ do Sport em 2020. Após a liberação para a retomada do futebol, o Leão teve um jogo de vida ou morte contra o Santa Cruz. Os tricolores levaram a melhor Clássico das Multidões, na Ilha do Retiro, e eliminaram os rivais na 1ª fase do Campeonato Pernambucano e cravou a pior campanha dos rubro-negros no Estadual em 84 anos. O destaque do jogo foi o atacante Pipico, que marcou os dois gols corais na vitória por 2 x 1.

Com as garras de fora

O Sport também teve bons momentos em 2020, como a vitória diante do Grêmio. Com uma estratégia bem definida na marcação e no seu limite técnico, o Leão venceu por 2 a 1 em Porto Alegre. A partida mostrou o padrão de jogo dado que o técnico Jair Ventura implantou no time: suportar a pressão, aceleração no contra-ataque e precisão no chute. Na ocasião, a arquitetura do treinador rubro-negro encerrou a invencibilidade dos gremistas na Série A.

Bicampeão da Copa do Nordeste 

Se o Tricolor do Arruda não pode se ‘gabar’ da invencibilidade, o Ceará tem todo o direito. A equipe alvinegra venceu a Copa do Nordeste de 2020 sem perder nenhum jogo. Quando o futebol retornou, a competição regional precisou mudar o regulamento. A fase de mata-mata teve a Bahia como sede e foi disputada em jogo único (exceto pela final). O Vozão derrotou o clube homônimo do Estado na grande decisão, que teve cobertura completa da TV Jornal e segue assim até, no mínimo, o ano de 2022.

O melhor futebol do Brasil?

Na principal competição de clubes da América do Sul, o Santos atropelou o Grêmio e goleou por 4 a 1, na Vila Belmiro, com dois gols de Kaio Jorge, um de Marinho e um de Laércio. A partida também chamou a atenção pelo fato de que, dias antes do jogo da volta pelas quartas de final, o técnico Renato Gaúcho voltou a afirmar que o tricolor tinha o ‘’melhor futebol do Brasil’’. A Copa Libertadores da América segue em andamento e tem a final marcada para o dia 30 de janeiro de 2021, com transmissão da TV Jornal/SBT.

8 x 2 que virou o novo ‘7 x 1’

No futebol mundial, entre tantas situações que chamaram a atenção dentro das quatro linhas em 2020, talvez nada supere a humilhação do Bayern de Munique sobre o Barcelona com uma goleada por 8 a 2, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O time alemão abre uma ferida dolorida na equipe de Lionel Messi e mostrou que a conquista de todos os títulos que disputou não foi por acaso.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes clube náutico capibaribe santa cruz sport salgueiro futebol copa do nordeste
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory