Tênis

ROLAND GARROS: Nadal x Djokovic, confrontos, títulos, recordes e hegemonia na quadra

Nadal e Djokovic se enfrentam nas quartas de final de Roland Garros

Cadastrado por

Rafael Carvalheira

Publicado em 30/05/2022 às 15:30
Novak Djokovic x Rafael Nadal se enfrentam em jogo das quartas de final de Roland Garros - AFP

O jogo mais esperado de Roland Garros está confirmado para as quartas de final. A decisão antecipada entre Nadal e Djokovic vai ocorrer na terça-feira, 31, em Paris. Depois de ganhar a batalha com o canadense Félix Auger-Aliassime, por 3 sets a 2, Rafael Nadal, maior vencedor na terra batida francesa, com 13 troféus, vai ter pela frente o número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, que tenta igualar os 21 títulos de Grand Slans do rival espanhol e chegou às quartas ao vencer o argentino Diego Schwartzman por 3 sets a 0.



O embate aponta favoritismo para Nadal contra Djokovic em Roland Garros. Das nove vezes em que se encontraram, Nadal levou a melhor em sete oportunidade e perdeu apenas duas para Djokovic. O encontro mais recente, porém, quem levou a melhor foi o Djokovic, que superou Nadal nas semifinais do ano passado.

NADAL EM ROLAND GARROS

Nadal sofre de um problema crônico no pé esquerdo. Nos últimos meses, as dores aumentaram, e o tenista, conhecido pela confiança e resiliência, surpreendeu com declarações pessimistas, indicando até uma aposentadoria próxima. "Vai chegar um momento em que minha cabeça vai dizer 'chega'. Porque a dor tira minha felicidade, não só no tênis, mas na vida", afirmou o ex-número 1 do mundo, no início do mês.

Perto de completar 36 anos, no início de junho, Nadal tem longa história em Roland Garros. Após estrear direto com título em 2005, ele se tornou favorito automático para todas as edições seguintes. E não decepcionou: são 13 títulos no saibro francês, recorde absoluto em qualquer Grand Slam. São 108 vitórias e apenas três derrotas em 17 edições.

Após ser campeão em 2005, Nadal repetiu a dose em 2006, 2007 e 2008. Em 2009, sofreu sua primeira derrota, para o sueco Robin Soderling, nas oitavas de final - Roger Federer foi o campeão. Nadal retomou o domínio em 2010 e estabeleceu nova hegemonia até 2014. Em 2015, perdeu pela segunda vez, para Novak Djokovic, nas quartas de final - Wawrinka levantou o troféu. No ano seguinte, abandonou antes da terceira rodada, por lesão. Djokovic enfim foi campeão. Entre 2017 e 2020, houve novo período de domínio. No ano passado, sofreu a terceira derrota, na semifinal, novamente para Djokovic.

Os números também não ajudam Nadal. Somente uma vez ele foi campeão em Paris sem ganhar um torneio no saibro antes, em 2020, na temporada reduzida pela pandemia. Neste ano, o 5º do ranking ganhou três competições, todos em quadra dura, incluindo o Aberto da Austrália. Em Melbourne, ele se tornou o recordista de títulos de Grand Slam, com 21 conquistas.

DJOKOVIC EM ROLAND GARROS

Essa marca poderá ser igualada por Novak Djokovic em Paris. Cotado como maior candidato ao título, o sérvio voltará a um Grand Slam, seu primeiro deste ano, após ser deportado da Austrália, em janeiro, numa das polêmicas mais rumorosas da história do tênis. Sem empolgar neste ano, Djokovic vem de título no Masters de Roma, também sobre o saibro, e empolgou os fãs.

Djokovic tem exatamente os mesmo número de quartas de finais que Nadal: 16. Mas, a partir daí, só ganhou duas vezes, enquanto Nadal ganhou 13 vezes.

GRAND SLAMS DE NADAL E DJOKOVIC

Nadal

Djokovic

CONFRONTOS NADAL X DJOKOVIC

Será o 59º jogo de Nadal contra Djokovic na história da ATP. No momento, quem tem a vantagem é Djoko. São duas vitórias a mais nas quadras do que Nadal: 30 x 28.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS