O Santa Cruz não entra mais em campo neste ano. Sem calendário até 2023, o clube foca na formação de seu elenco para a próxima temporada e em administrar sua delicada situação financeira.
Em entrevista exclusiva ao repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal, o coordenador técnico Zé Teodoro detalhou a formação do elenco coral para 2023 do ponto de vista financeiro, citou a base do clube a criticou a gestão anterior.
Zé citou a folha salarial do Aparecidense, que disputa o acesso para a Série B, e a comparou com a do Santa Cruz, que disputou a Série D do Brasileirão.
"O que não dá para entender é você fazer uma folha [salarial] como foi feita no Santa Cruz. O Aparecidense, que disputou a terceira divisão e está brigando para subir para a Série B, tem uma folha de R$ 280 mil. E o Santa, disputando a quarta divisão, com uma folha superior aos R$ 400 mil", disse o coordenador.
Para 2023, a realidade do Santa Cruz é de aposta em jogadores com menos visibilidade e em ascensão na carreira, segundo Zé. O que não impede um maior grau de investimento em um número menor de peças, mantendo o equilíbrio no elenco e contando com a base como fator fundamental do elenco.
"É lógico que algumas contratações, pontuais, vão ter um investimento maior. Você quer contratar um goleiro, um zagueiro, um volante, um dez, um nove, aí você vai gastar um pouco mais. Mas você tem que ter de 25 a 30 jogadores aí, com dez ou doze da base treinando no profissional", explicou.
Além do número citado de jogador formados pela base do Santa Cruz em seu elenco para a próxima temporada, o coordenador explica que a utilização desses jogadores é a saída do clube para deixar a crise financeira em que se encontra.
"O Santa Cruz só vai sair dessa situação, dessa crise, dessa dificuldade toda, se começar a formar jogador, se revelar jogador. Se não, vai construir novamente uma situação como das gestões anteriores, que vai abrir cada vez mais o rombo, de ficar a dívida aumentando cada vez mais, oferecendo salários astronômicos e não tendo condições de cumprir", concluiu.