No último sábado (24), o Sport venceu o Campeonato Pernambucano Sub-20 ao bater o Náutico na final. O título marcou a quebra de um jejum de três edições sem vitória do clube na competição.
Os destaques Riquelmy, Paulinho, Juan Xavier e o técnico Sued Lima, do Sub-20 do Sport, concederam uma entrevista exclusiva ao Jornal do Commercio nesta segunda-feira (26). Repercutindo o título, os rubro-negros abordaram rivalidade, conquistas e mais.
Campeão com 100% de aproveitamento, o Sport foi campeão com 14 vitórias, 55 gols marcados e apenas quatro sofridos. O treinador leonino destacou o processo da equipe para uma conquista tão expressiva.
"É trabalho, não tem segredo. Temos atletas comprometidos, sabendo onde estão e aonde querem chegar e um grupo de profissionais extremamente capacitados para potencializar ao máximo esses atletas. Temos uma ideia de jogo condizente com os jogadores, e assim naturalmente as coisas vão acontecendo", explica Sued.
- SPORT e NÁUTICO decidem título do Pernambucano Sub-20 neste sábado (24); confira como foi o jogo de ida, onde assistir ao vivo e horário
- SPORT: Quando será a eleição do clube? Após tentativa de antecipação, presidente do Leão diz quando pleito deve ser realizado; confira na íntegra
- SPORT: Yuri Romão vai concorrer à eleição? Mandatário fala sobre candidatura da situação e revela diálogos com ex-presidentes do clube
Final apertada
Mesmo com o domínio trazido pelos números, a conquista do Sport não foi fácil. O primeiro tempo do jogo de volta da final terminou com o Náutico vencendo por 1x0 na Ilha do Retiro, resultado que levava a decisão para os pênaltis devido ao resultado da partida de ida, vencia pelo Leão com o mesmo placar.
A história mudou quando Juan Xavier, meia rubro-negro, foi acionado para o jogo. O armador foi responsável pelas assistências dos dois gols que sacramentaram a vitória do Sport, para os gols de Victor Gabriel e Francisco.
"Dei duas assistências, me consagrei. No dia anterior ao jogo, ao final do treino, ele percebeu que eu estava meio cabisbaixo por não iniciar jogando no sábado. Opção dele, claro, a gente entende e respeita, mas além de conversar comigo ele também me motivou muito. Quando entrei no jogo, a única coisa em que eu conseguia pensar era ajudar o time", revelou o meio-campista.
Rivalidade em Pernambuco
Vice artilheiro do Campeonato Pernambucano com dez gols, o atacante Riquelmy falou da rivalidade com o Náutico e projetou uma nova vitória diante do rival, agora pela Série B. Um dia após a conquista do Sub-20, a categoria Sub-17 do Leão venceu o Timbu na final da Copa Carpina.
"A rivalidade é do jogo, acontece. Feliz por ter sido campeão no sábado pelo Sub-20, pelo Sub-17 ter vencido no domingo e espero que o profissional ganhe na quarta para sacramentar de vez essa vitória completa", projetou o atacante de 17 anos.
O meia Juan Xavier, herói da final, falou sobre a conquista diante do rival.
"Para mim, ser campeão do Pernambucano em cima do Náutico foi muito especial. Meu primeiro título pelo Sport, ainda diante de um rival. Com todo respeito ao Náutico, Santa Cruz e ao Retrô, que também é um rival, mas é sim especial".
Paulinho, destaque do Sub-20 e do Aspirantes do Sport, revelou um gosto especial pela vitória contra o Náutico e também projetou uma nova vitória rubro-negra, agora no Clássico dos Clássicos válido pela Série B.
"Essa rivalidade que temos com o Náutico, e até mesmo com o Santa Cruz, a gente deixa só para dentro de campo. Até tenho amigos lá. Mas muito feliz por ter sido campeão, por ser clássico foi gostoso demais e ainda mais em cima do Náutico. Espero que quarta-feira o profissional vai desempenhar um bom trabalho e a gente vai fechar esses jogos com o pacote cheio", finalizou.