Pedro, Richarlison, Matheus Cunha ou Gabriel Jesus; quem será o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Técnico Tite está bem servido de centroavantes para o Mundial do Catar
Filipe Farias
Publicado em 27/09/2022 às 19:24
Pedro comemora gol marcado pela seleção brasileira diante da Tunísia Foto: Lucas Figueiredo / CBF


Se nas últimas edições da Copa do Mundo, a seleção brasileira não tinha uma safra tão boa de atletas e dependia de Neymar para resolver as partidas; no Mundial do Catar, o técnico Tite não tem do que reclamar. Praticamente em todas as posições, o comandante do escrete canarinho tem dois jogadores de mesmo nível brigando pela vaga de titular. A famosa 'dor de cabeça boa' para o treinador. E, quando se trata do centroavante que vai iniciar o Copa, essa dúvida é ainda maior.

A geração que vai para a Copa do Mundo do Catar é, sem dúvidas, uma das mais talentosas dos últimos anos que o Brasil já teve. Com os jogadores em alta em seus clubes, como: Vinícius Júnior e Rodrygo, no Real Madrid; Raphinha, no Barcelona; Neymar e Marquinhos, no PSG; Anthony, no Manchester United; e por aí vai. Mas a posição que, talvez, a disputa siga em aberto, é quem usará a camisa 9? Ou, deixando de lado a numeração, quem irá comandar o ataque? Na teoria, quatro nomes brigam pela vaga: Richarlison, Matheus Cunha, Gabriel Jesus e Pedro.

 

Pelo que vem apresentando no início de temporada no Tottenham, Richarlison parte na frente nessa disputa. Além disso, o 'Pombo' é constantemente elogiado por Tite, seja pelo faro de gol - marcou dois no amistoso contra Gana -, seja pela inteligência para jogar na função e se entender com os companheiros de ataque, servindo muitas vezes como 'garçom'.

Características semelhantes a de Richarlison - centroavante de mobilidade e que sabe jogar fora da área -, outro que atua no futebol inglês, que mudou de clube nessa temporada e também vem em ótima fase pelo Arsenal é Gabriel Jesus. O que pesa contra o ex-palmeirense é o fato de ele não ter ido bem na Copa do Mundo da Rússia e não ter marcado nenhum gol no Mundial. Agora, quatro anos mais velho e mais experiente, Gabriel Jesus vem fazendo o possível pelos Gunners para, quem sabe, ganhar uma nova oportunidade com Tite.

Camisa 9 raiz

Diferentemente dos dois anteriores, Matheus Cunha e Pedro são centroavantes mais de área. Ou, como costumam falar, camisa 9 raiz. E os dois estão atravessando momentos distintos. Enquanto que o centroavante paraibano - campeão olímpico - não consegue ter sequência com Simeone, no Atlético de Madrid; o carioca tem sido um dos principais jogadores do Flamengo e do futebol brasileiro nessa temporada.

Tanto que a opinião pública, constantemente, questionava sobre a não convocação de Pedro por parte de Tite. Nesses amistosos contra Gana (não entrou em campo) e Tunísia, o flamenguista foi acionado no segundo tempo na partida desta terça-feira (27) e marcou o último gol da goleada por 5x1 em cima dos tunisianos. Colocando ainda mais pressão em cima do treinador da seleção para levá-lo para a Copa do Mundo.

Pelo pragmatismo de Tite, provavelmente, Richarlison inicie a Copa do Mundo como titular. Porém, o 'Pombo' está ciente que para seguir voando no ataque da seleção brasileira, precisa manter a boa performance; pois, do contrário, Pedro está pronto para ganhar a posição.

Correm por fora

Apesar de fazer a função de centroavante no Liverpool, Roberto Firmino é visto por Tite como uma espécie de camisa 10, atuando por trás do centroavante, na articulação. Quem também não tem problema para atuar centralizado é Rodrygo, que na ausência de Benzema (lesionado), tem sigo escalado por Carlo Ancelotti mais avançado, próximo ao gol.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
seleção brasileira copa do mundo brasil
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory