Com mais uma derrota do Sport como visitante nesta Série B, o time praticamente deu adeus às chances de acesso para a Série A 2023. Nada mais simbólico para o Leão do que se despedir do sonho do G4 após mais um tropeço no seu maior obstáculo na competição: as partidas fora de casa.
Restando dois jogos para o fim da Série B 2022, um em casa e outro fora, o Sport ainda pode igualar seu pior número de vitórias pela competição no século. Caso não vença o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiás, o clube concluirá sua participação na Segundona com apenas dois triunfos longe de seus domínios.
Mesmo que vença, já será o pior número desde que o modelo de pontos corridos foi implementado na Série B, em 2006. Desde então, quando menos venceu como visitante foi em 2011, quando teve quatro vitórias. Curiosamente, o Sport garantiu o acesso nessa temporada, vencendo o Vila Nova na última rodada e contando com uma combinação de resultados a seu favor.
Considerando todas as participações do Rubro-Negro na Série B no século, o menor número de vitórias foi em 2004 e 2005, quando venceu apenas dois jogos. Nas ocasiões, o método de disputa da Segundona era diferente.
Os melhores desempenhos do Sport como visitante pela Série B no século XXI foram em 2013 e 2019. Na primeira edição, conseguiu sua maior quantidade de vitórias, com sete triunfos longe de seus domínios, enquanto na segunda sofreu apenas três derrotas, disparado o menor número do recorte.
*Resta um jogo
Na Série B 2022, o Sport só conquistou duas vitórias como visitante até aqui. A primeira foi pela 7ª rodada, superando a Chapecoense na Arena Condá por 1x0, com gol de Luciano Juba. Já a última foi mais recente, na 33ª rodada, diante do Brusque no estádio Augusto Bauer, pelo mesmo placar, com gol de Wanderson.
O Leão ainda empatou em seis oportunidades, com Guarani, Criciúma, Novorizontino, Náutico, Vasco e Operário. Os resultados foram pelas 2ª, 3ª, 8ª, 13ª, 16ª e 18ª rodada da Série B. Diante dos demais adversários, o Sport foi superado como visitante.
Foram derrotas para CSA, Bahia, Cruzeiro, Sampaio Corrêa, Ituano, Tombense, CRB, Ponte Preta, Grêmio, Londrina.