O Náutico volta a campo pela Série B 2022 neste sábado (28), diante da Chapecoense, na Arena Condá. Com início marcado para às 19h (horário de Brasília), o jogo da 37ª rodada marca o encontro do Timbu com a equipe que lhe rebaixou para a Série C. Isso porque, ao vencer o Tombense na sexta-feira passada (21), o clube de Santa Catarina acabou com as chances matemáticas do Alvirrubro deixar a zona de rebaixamento até o fim da Segundona.
Mesmo já estando rebaixado, o Náutico pode deixar a lanterna nessas duas partidas que lhe restam. São quatro pontos a menos que os também já rebaixados Operário (19°) e Brusque (18°), com seis em disputa. Os paranaenses enfrentam Sport (fora) e Novorizontino (casa), enquanto os catarinenses empataram nesta rodada e fecham a Série B diante do Grêmio (fora).
"Não queria ser rebaixado, mas temos que ser profissionais. Vale a nossa honra. Tem também como não terminar em último lugar", disse o atacante alvirrubro Everton Brito, sobre as duas últimas rodadas da Série B.
O atacante Júlio foi titular pelo Náutico diante do Grêmio, na última rodada, mas certamente ficará de fora do jogo contra a Chapecoense. Além de ter sido substituído após sentir uma lesão, o jogador também recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão nesta rodada.
Ele fará companhia a Bryan, Léo Passos, Jean Carlos, Kieza e Wellington no departamento médico do Náutico. Completando a lista de desfalques o atacante Geuvânio, que já cumpriria suspensão após ter sido expulso contra o Grêmio, rescindiu com o clube nesta semana e será baixa, assim como o meio-campista Souza, que também solicitou desligamento do Timbu.
O Náutico possui uma lista de cinco jogadores pendurados para enfrentar a Chapecoense. Caso Jean, Jean Carlos, Victor Ferraz, Kieza e Robinho sejam advertidos com o cartão amarelo pelo árbitro no jogo, passam a ser desfalque diante da Ponte Preta.
A tendência é que a base do time que iniciou jogando pelo Náutico contra o Grêmio, na última rodada, seja mantida. Algumas saída já são certas, como os casos de Júlio e Geuvânio, por lesão e por rescindido com o clube, respectivamente.
Na defesa, Dado Cavalcanti deve seguir dando oportunidade para o garoto Bruno Lopes como goleiro e apostar na manutenção do trio de zagueiros com Anilson, Arthur Henrique e João Paulo.
Avançando na escalação, Victor Ferraz, Djavan, Ralph e João Lucas devem formar a segunda linha do time novamente, ganhando a companhia de Richard Franco ou Thomaz na vaga de Geuvânio. No ataque, Everton Brito pode formar dupla de ataque com Pedro Vitor, como já ocorreu nesta Série B, devido a lesão de Júlio.
A transmissão de Chapecoense x Náutico pela Série B será exclusiva do Premiere.