Pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, Japão e Croácia se enfrentaram no Al Janoub Stadium em Al Wakrah, no Catar.
O jogo terminou 1x1 no tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, a Croácia venceu o Japão por 3x1 e agora aguarda o vencedor de Brasil x Coréia do Sul para saber quem vai ser seu adversário nas quartas de final.
O Japão chegou para esta disputa como líder do Grupo E, onde se classificou à frente de Espanha, Alemanha e Costa Rica. A Croácia passou em segundo no Grupo F, atrás de Marrocos e à frente de Bélgica e Canadá.
COMO FOI O JOGO
No primeiro tempo da partida, o Japão apostou em tentativas de contra-ataque enquanto a Croácia tentou construir jogadas. Em ambas as situações, os times não foram muito efetivos.
Na reta final da primeira etapa, o Japão fez uma blitz e a pressão foi recompensada, quando Maeda pegou uma sobra dentro da área e abriu o placar no Al Janoub.
A vantagem japonesa não durou muito pois, no início do segundo tempo, o zagueiro Lovren acertou um cruzamento da intermediária e achou Perisic dentro da área para empatar o jogo.
Os dois times tiveram chances durante o restante da segunda etapa, mas o tempo regulamentar terminou empatado em 1x1, mesmo placar da prorrogação.
Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro croata Livakovic, que pegou três cobranças japonesas e foi fundamental na classificação da Croácia para as quartas de final da Copa do Mundo de 2022.