Mesmo jogando fora de casa contra o Arsenal, líder da Premier League com 44 pontos, o Newcastle (3º, com 35 pontos) dos brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton conseguiu segurar o empate em 0x0, nesta terça-feira (3), no Emirates Stadium, pela 19ª rodada do Campeonato Inglês, e segue sonhando com uma vaga na Champions League da próxima temporada.
Entretanto, o placar em branco não representou o que foi a partida. Em campo, as duas equipes criaram bastante chances e proporcionaram um jogo aberto, franco. E, diante da boa participação ofensiva e defensiva, o pernambucano Joelinton foi eleito pela Premier League o melhor jogador do confronto.
Ainda no primeiro tempo, Joelinton teve uma boa oportunidade de marcar o gol após cobrança de escanteio, com a bola sobrando livre para ele cabecear na segunda trave por cima da meta do goleiro Ramsdale.
Ao contrário do que acontecia nos tempos do Sport - clube que o revelou -, Joelinton deixou de ser centroavante para atuar como meio-campista. Em muitos momentos, sendo exigido no setor defensivo, ajudando na marcação.
Como aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo, quando o atacante inglês Saka fez excelente jogada pela ponta direita... Levou a bola para a linha de fundo, entrou na área e cortou o lateral-esquerdo Burn, que ficou no chão após dar o carrinho, mas Joelinton fez a leitura da jogada de forma correta e chegou para desarmar Saka, colocando para escanteio.
Antes de chegar ao Newcastle, da Inglaterra, Joelinton defendeu a equipe do Hoffenheim, da Alemanhã, e o Rapid Viena, da Áustria; além, claro, do Sport, clube que o revelou para o futebol.