Em coletiva de imprensa, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) anunciou, em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), algumas medidas para combater a violência no futebol pernambucano. Entre as principais medidas, está o estabelecimento de torcida única nos clássicos pelo Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste.
A torcida única vai valer em caráter de teste até o dia 6 de março, quando o FPF e SDS irão avaliar a efetividade da medida. Contudo, é importante destacar que as brigas em dias de jogos ocorrem fora dos estádios, pelas ruas da cidade do Recife, inclusive em partidas que não são clássicos.
Além disso, a SDS e a FPF-PE liberaram a presença de instrumentos musicais nos estádios. Essa era uma demanda dos torcedores comuns, mas também das organizadas, que são os grupos normalmente envolvidos em brigas fora dos estádios. As bandeiras, por outro lado, ainda não foram liberadas.
Ainda durante a coletiva, foi informado que houve um pedido, através da FPF, para que Sport, Náutico e Santa Cruz coloquem catracas com leitor facial em seus estádios. A Arena de Pernambuco, que é do governo do Estado, também deve receber o mesmo tipo de equipamento.
Segundo a Federação Pernambucana de Futebol, não haverá despesas para os clubes na implementação dos aparelhos de identificação facial.
Com essas medidas, SDS e FPF demonstram otimismo em coibir a violência no futebol pernambucano. Lembrando que essas medidas foram anunciadas após as cenas de violência registradas antes da partida entre Sport e ABC, quando vários vídeos circularam nas redes sociais com brigas.
A SDS ainda apontou que a Federação Pernambucana irá criar uma espécie de rodada da paz, quando haverá um incentivo para que mais crianças estejam presentes nos estádios.
Durante a coletiva, foi perguntado sobre o clássico Sport x Santa Cruz, marcado para o dia 17 de fevereiro, véspera de abertura do Carnaval do Recife. A SDS informou que tentará a mudança de data com o objetivo de não prejudicar a cobertura da PM, seja no Carnaval, seja na partida. Não há uma definição sobre nova data do clássico.