O meia Luciano Juba segue com o futuro incerto na Ilha do Retiro. Principal jogador do Sport e com contrato até o fim de agosto, o camisa 46 já teve o nome vinculado a clubes como Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Vasco, e agora atraiu o interesse de um clube do exterior.
Trata-se do Sporting Cristal-PER, o time com mais participações na história da Libertadores em seu país. Segundo o portal Líbero, do Peru, que cravou o interesse do clube no jogador leonino para a lateral-esquerda, posição carente no elenco.
Luciano Juba surgiu como lateral no Sport, ainda nas categorias de base, mas foi promovido a meia pelo técnico Gustavo Florentín, no fim de 2021. Foi atuando mais avançado que despontou.
Na temporada passada, passou a ser titular absoluto e terminou o ano com 10 gols e 9 assistências. Em 2023, já ultrapassou esses números e com menos da metade dos jogos disputados: até aqui já balançou as redes 12 vezes e serviu companheiros em 11 oportunidades.
O atual treinador do Sporting Cristal é o brasileiro Tiago Nunes, que comandou equipes como Corinthians, Athletico-PR, Ceará e Grêmio no Brasil.
Na Libertadores 2023, o Sporting Cristal está no Grupo D, com Fluminense, River Plate e The Strongest. O time já chegou a uma final, em 1997, quando foi vice-campeão diante do Cruzeiro.