O ano de 2023 está sendo marcado como um dos mais exitosos do Sport nos últimos anos, com bastante competitividade em todas as competições que disputou. O bom desempenho dentro de campo também vem se refletindo nas arquibancadas.
Ao todo, o Sport já levou mais de meio milhão de torcedores (519.607) à Ilha do Retiro apenas nesta temporada. Os rubro-negros fizeram apenas uma partida na Arena de Pernambuco, contra o Santa Cruz, ainda pela fase de grupos do Nordestão. Curiosamente, este foi o maior público do Leão neste ano: 27.502.
Apesar da capacidade da Ilha do Retiro ter sido reduzida nos últimos anos - hoje é de 26.345 -, por conta de restrições do Corpo de Bombeiros, o Sport está fazendo valer o status de "Bombonilha". Para se ter ideia, o time do técnico Enderson Moreira botou mais de 20 mil torcedores em 10 dos 29 jogos realizados na Ilha do Retiro.
TOP-10 MAIORES PÚBLICOS DO SPORT EM 2023:
- Sport 0x0 Santa Cruz: 27.502 (Copa do Nordeste)
- Sport 4x0 Londrina: 26.345 (Série B)
- Sport 1x0 Ceará 26.345 (Copa do Nordeste)
- Sport 2x0 Retrô 26.345 (Campeonato Pernambucano)
- Sport 1x0 ABC: 26.189 (Copa do Nordeste)
- Sport 4x0 CRB: 25.008 (Copa do Nordeste)
- Sport 3x3 Criciúma: 24.201 (Série B)
- Sport 1x0 Novorizontino: 23.173 (Série B)
- Sport 2x0 Coritiba: 23.105 (Copa do Brasil)
- Sport 0x2 São Paulo: 22.889 (Copa do Brasil)
Com quase 17 mil torcedores por jogo, os rubro-negros só têm média de público inferiores ao Ceará (23,3 mil) e Vitória (21 mil) nesta Série B. Acontece que os pernambucanos tem um dos melhores desempenhos do País entre todas as divisões, com 90,3% jogando em casa. Foram apenas três derrotas: para o atual campeão da Copa do Brasil, São Paulo, além de Vitória e Ituano, pelo Brasileirão.
SPORT PROJETA REFORMA NA ILHA EM 2024 E JOGARÁ NA ARENA:
"Se nós subirmos hoje, a Ilha do Retiro não teria condições de receber jogos da Série A". Foi com esta frase de impacto que o presidente do Sport, Yuri Romão, alertou para a urgência de uma ampla reforma na Ilha do Retiro.
De acordo com o mandatário rubro-negro, a reforma da Ilha do Retiro deve ser dividida em duas fases. Entre os desejos da cúpula rubro-negra estão:
- Troca da iluminação
- Elevação do terreno do campo, troca do gramado e troca da drenagem
- Melhoria de acessibilidade nas gerais
- Transferência dos túneis de jogadores para o centro do campo
- Colocação de cadeiras retráteis em novos setores do estádio
- Reforma das cabines de imprensa
- Modernização da parte de elevadores do estádio
Com a urgência de realizar a aguardada modernização da Ilha do Retiro, Yuri Romão confirmou que o Sport deve jogar na Arena de Pernambuco em 2024.
Depois que todo projeto arquitetônico for finalizado, o Sport ainda precisará receber uma autorização da Prefeitura do Recife para que as obras sejam iniciadas. Segundo Yuri, se a documentação sair entre dezembro e janeiro, é pra se comemorar.
Mas de onde virá o dinheiro para esta reforma?
O Sport foi um dos 23 times que vendeu os seus direitos de transmissão para a Liga Forte pelos próximos 50 anos. Com isso, o Leão receberá R$ 139 milhões, com o pagamento em três parcelas: 50% ainda este ano e mais duas de 25% no próximo ano.
"Em contrapartida a essa verba que virá da Liga, há um caderno de encargos nisso. Há algumas exigências em relação à iluminação, gramado, que tem que estar padronizado. Conforto para a imprensa, as cabines de vocês hoje, dá pena. O futebol está mudando. Está saindo um pouco do campo esportivo e entrando no entretenimento. A gente não pode ficar pra trás. Então, esses recursos também serão utilizados para isso", disse Yuri Romão.