Quarenta crianças de Pernambuco poderão ser beneficiadas pelo programa Skate pela Mudança Social, realizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), Laureus Sport for Good e Nike. A iniciativa vai contemplar meninos e meninas de 7 a 14 anos da Associação Conexão Social (ACS), localizada em Lagoa do Itaenga, Mata Norte do estado.
O programa conta com o apoio da medalhista olímpica Rayssa Leal desde a sua concepção e vai oferecer suporte organizacional, recursos financeiros e equipamentos esportivos para as organizações. As inscrições podem ser realizadas na sede da instituição, localizada na Rua Projetada A, em Salinas, Lagoa do Itaenga.
“São 40 vagas para meninos e meninas de 7 a 14 anos que vão ter a oportunidade de aprender esse esporte que ganhou o mundo e que tem nos orgulhado nos Jogos de Paris 2024. Além de metodologia esportiva, os novos atletas vão aprender muito sobre superação de disciplina”, explica a coordenadora da ACS, Iaura Lima.
Além da ACS, outras duas organizações do Nordeste serão beneficiadas pelo projeto: a Associação Atletas Sal e Luz, em Amontada (CE), e o Instituto Esporte Mais, em Fortaleza (CE).
Segundo a Rede Esporte pela Mudança Social, a previsão é beneficiar diretamente 200 crianças até maio de 2025. O programa prevê, ainda, que as organizações que fazem parte da rede apoiem o ensino da modalidade e a criação de um ambiente inclusivo para meninas no esporte.