VELHO CONHECIDO

Artilheiro do Grêmio em 2020, Diego Souza terá reencontro com o Sport após dois anos

Ídolo da torcida rubro-negra, Diego Souza é o principal nome do setor ofensivo do Grêmio em 2020

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 01/09/2020 às 14:16 | Atualizado em 01/09/2020 às 16:09
LUCAS UEBEL/GRÊMIO
TITULAR ABSOLUTO Artilheiro do time, Diego Souza está em alta com Renato Gaúcho - FOTO: LUCAS UEBEL/GRÊMIO

O próximo adversário do Sport na Série A será o Grêmio, às 19h desta quinta-feira. E o Tricolor Gaúcho tem um velho conhecido da torcida rubro-negra. Trata-se do meia-atacante Diego Souza, ídolo do do Leão e que atuou pelo time pernambucano do meio de 2014 até o fim de 2017 - com um pequeno intervalo de uma saída para o Fluminense. Nesse período, o 'Embaixador de 87', apelido no qual ficou marcado na Ilha do Retiro, fez história no Sport. Não apenas por títulos, até porque ele só venceu um Estadual, mas sim pelo protagonismo que ele assumiu na Série A com o Rubro-Negro e também pela identificação com a torcida.

Desde que saiu do Sport no início de 2018, Diego Souza reencontrou o Leão em duas oportunidades, ambas pela Série A daquele ano. Defendendo as cores do São Paulo, Diego Souza marcou na vitória tricolor por 3 x 1 diante do Rubro-Negro na Ilha do Retiro - este foi o primeiro reencontro. No entanto, ele não comemorou o tento. Depois que balançou às redes do goleiro Magrão, reverenciou o ex-arqueiro leonino. Na partida de volta, no Morumbi, Diego Souza não fez gol e o duelo terminou 0 x 0.

ÍDOLO DA TORCIDA RUBRO-NEGRA

Desde que Diego Souza deixou o Sport que a torcida leonina sonha com um retorno. Existiu a possibilidade de voltar em 2019 e 2020, mas a questão financeira acabou inviabilizando a volta, segundo a direção do Leão. Em quase quatro anos defendendo o time pernambucano, o Embaixador de 87 marcou seu nome no clube rubro-negro. Com grande poder de decisão enquanto esteve na Ilha do Retiro, o atleta foi protagonista leonino nas competições.

Em 2014, chegou ao clube no meio da temporada. Passou um tempo se recondicionando fisicamente e entrando aos poucos. No entanto, terminou a Série A daquele ano em alta, inclusive entregando gols e assistências decisivas: sete participações efetivas em gols em 19 jogos pelo Leão - e sendo reserva em alguns. Em 2015, Diego Souza começou e terminou o ano no clube. E teve uma temporada espetacular. Não ganhou títulos, é verdade, mas foi peça fundamental para a melhor campanha do Sport na Série A daquele ano: nove gols e nove assistências em 34 jogos na primeira divisão.

Ao fim da Série A de 2015, acertou a ida para o Fluminense. No entanto, passou pouco tempo e retornou para o Leão. No Brasileirão de 2016, foi o artilheiro com 14 gols e principal responsável pela permanência do Sport na primeira divisão. Em 2017, começou e terminou o ano no Sport. Foi campeão pernambucano, vice da Copa do Nordeste e também protagonista da campanha que resultou na manutenção do clube na elite. Além disso, as atuações pelo Leão também o colocaram em algumas listas da Seleção Brasileira.

VOLTA POR CIMA NO GRÊMIO

Depois de que saiu do Sport, Diego Souza atuou por São Paulo e Botafogo, respectivamente. Viveu bons momentos nos dois clubes, mas também oscilou. Para 2020, acertou a ida para o Grêmio. Como centroavante, vem correspondendo à altura do desafio, fazendo com que as críticas pela sua contratação deixem de existir. Em um ambiente ideal, ganhando muita moral do técnico Renato Gaúcho, Diego Souza é o grande nome ofensivo dos gaúchos na temporada - ainda mais com a saída de Everton Cebolinha, que foi para o Benfica.

Se o Grêmio foi campeão gaúcho em 2020, muito se deve a Diego Souza, que foi o artilheiro do campeonato com nove gols em 11 jogos - inclusive marcou na final. Em três jogos de Série A, marcou um gol e, sem dúvidas, é uma das armas do Tricolor para derrotar o Sport na próxima quinta-feira, às 19h. No total, Diego Souza tem 10 tentos em 16 jogos na temporada, além de ter sido fundamental em outros lances ofensivos do Grêmio.

Comentários

Últimas notícias