SUL-AMERICANA

Perto de garantir permanência, Sport também pode confirmar vaga na Sul-Americana nesta rodada

Se o Fortaleza não vencer o Bahia e o Sport derrotar o Atlético Mineiro, o Rubro-Negro está garantido na Sul-Americana

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 20/02/2021 às 12:32 | Atualizado em 22/02/2021 às 11:23
Notícia
X

Se no início da Série A afirmassem aos torcedores do Sport que o clube estaria com chances reais de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana já na 37ª rodada do campeonato, provavelmente os rubro-negros achariam que era algum tipo de pegadinha. No entanto, o cenário é real e o Leão pode confirmar, além da permanência na Série A, o retorno ao torneio internacional já no próximo domingo, diante do Atlético Mineiro, às 16h, na Ilha do Retiro.

A um empate da permanência sem depender de outros resultados, o cenário de Sul-Americana é muito real para o Sport. Como está na 14ª posição, o Rubro-Negro precisa manter essa colocação até o término da Série A para ir ao torneio internacional. Inicialmente as vagas para a Sul-Americana via Série A iriam do 7º até o 12º. No entanto, como o Palmeiras, atual campeão da Libertadores, está na parte de cima da tabela, abriu vaga para o 13º.

Além desse fator, outra combinação que abriu vaga para Sul-Americana está na final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio, times que estão na parte de cima da Série A. O campeão do torneio nacional, aliás, garante vaga na Libertadores, que pode ficar com o Grêmio caso seja o campeão ou migrar para o Brasileirão em caso de título do Palmeiras. Ou seja, com esse cenário tendo os dois finalistas bem posicionados na tabela, abriria vaga para o 14º jogar a Sul-Americana independentemente do campeão da Copa do Brasil.

VAGA PODE SER CARIMBADA NO DOMINGO

Faltando duas rodadas para o término do campeonato, o Sport é o 14º com 42 pontos e depende apenas de si mesmo para buscar uma vaga na Sul-Americana. A conte é simples: permanecer na mesma posição. O Rubro-Negro até pode ultrapassar Ceará e Atlético Goianiense, que estão em 12º e 13º, ambos com 46 pontos. No entanto, o foco maior do Leão é o Fortaleza, adversário que tem 41 pontos e é o 15º colocado da Primeira Divisão.

Portanto, a conta é simples: torcer por um empate ou derrota do Fortaleza para o Bahia e vencer o Atlético Mineiro no domingo. O duelo entre os nordestinos está marcado para às 21h deste sábado, enquanto o do Leão acontece às 16h do dia seguinte. Se acontecer essa combinação, a última rodada teria o Fortaleza com 41 ou 42 pontos, enquanto o Rubro-Negro teria 45, e faltando apenas três pontos para a disputada.

Portanto, mesmo que Fortaleza e Sport terminassem a rodada de número 38 empatados, o Rubro-Negro estaria na frente, uma vez que levaria vantagem no primeiro quesito: número de vitórias. No momento, de acordo com o site Chance de Gol, o Sport tem 48,9% de chance de jogar a Sul-Americana.

Tags

Autor