UBIRAJARA EMANEL TAVARES DE MELO
Neste espaço maravilhoso que o JC concede aos seus leitores, tenho tentado trazer a discussão assuntos de interesse ligado a vida espiritual, sempre com fundamento nos estudos de pesquisadores e cientistas. Um dos temas que o leitor mais se interessa é o mundo espiritual.
Para responder se de fato os espíritos se comunicam com os humanos, se há reencarnação e como é o mundo espiritual. Revendo a minha biblioteca, encontrei a extraordinária obra escrita por AMIT GOSWAMI, sob o título A FISICA DA ALMA, editado pela ALEPH, onde o autor esclarece e comprova sobre a vida espiritual através de estudos feitos pela física quântica, que é um dos assuntos principais da sua obra, na qual ele responde através de estudos profundos, quem somos, de onde viemos e para onde vamos.
O autor destina o Capítulo 7 da sua obra, a explicar o que é Mônoda Quântica, afirmando “Vejo-me pensando cada vez mais em algum lugar “corpo não físico” intermediário, que atua como portador desses atributos entre uma vida e outra”, diz IAN STEVENSON, que é cientista e escreveu a obra 20 Casos sugestivos de reencarnação, “Eu concordo”, diz AMIT GOSWAMI e acrescenta “O corpo sutil da Mônoda Quântica é o portador dos atributos entre uma vida e outra”. E continua o autor, fls. 159, “Isso ocorre porque, enquanto o médium está se comunicando com a Mônoda desencarnada, seu corpo sutil é substituído temporariamente pelo corpo sutil da Mônoda Quântica desencarnada, cujo os padrões habituais o médium exibe”.
Ainda em sua obra analisa a prova da reencarnação pela ciência a qual assinala como positiva, contrariando entendimentos da ciência convencional que fundamenta o conceito de que a matéria é o tijolo constitutivo de todas as coisas. Sendo estudioso e mestre na física quântica, e autor de várias obras sobre o assunto, demonstrando cientificamente que todos os paradoxos e anomalias da física quântica podem ser resolvidos se basearmos a ciência na premissa metafisica, de que a consciência, e não a matéria, é a base de toda a existência.
Às fls. 12, o autor ainda afirma que quando as ideias quânticas são incluídas em nosso modelo de consciência, no contexto da ciência idealista, há uma entidade semelhante a alma, que ele chama de Mônoda Quântica, agindo como mediador da reencarnação. O autor ainda esclarece que a reencarnação é um conceito totalmente oriental, mesmo porque uma parte do judaísmo, sob a qual Jesus nasceu, já havia entendimento sobre o assunto no ano 553Dc. O cristianismo também aceitava a ideia de reencarnação, tendo sido baixado um decreto pelo Quinto Concilio Ecumênico contra a ideia de que as almas reencarnavam, isto sem mencionar o Hinduísmo e o Judaísmo que ainda hoje aceitam e adotam a reencarnação como fato concreto, bem como o livro Tibetano dos Mortos em linguagem moderna.
Lembra ainda o autor, que tanto os budistas como os hindus, sempre postularam que a reencarnação leva tendências e hábitos adquiridos de uma vida para a outra. Os Budistas chamam-nos de Sanskaras e os hindus de Karma.
Desta forma, a física quântica, tem demonstrado não somente a existência dos espíritos e do mundo espiritual e sua comunicação, tratando a alma como Mônoda Quântica, fato que é também comprovada através da doutrina espírita, a qual foi codificada em 1857, pelo codificador ALAN KARDEC, com a publicação da primeira obra sob o título O LIVRO DOS ESPIRITOS. É a doutrina espírita que não somente pela codificação espírita, mas também pela publicação de milhares de obras psicografadas por extraordinários médiuns, FRANCISCO CANDIDO XAVIER, DIVALDO PEREIRA FRANCO e outros, que desde muito vem tratando do assunto, comprovando não somente a existência do mundo espiritual, mas principalmente a comunicação com o mesmo.
Ubirajara Emanuel Tavares de Melo, é advogado e membro do NEIL, Núcleo Espirita Investigadores da Luz. E-mail: ubirajara@advtm.com.br