Mais de 400.000 casos do novo coronavírus foram oficialmente declarados no mundo desde o início da pandemia, segundo uma contagem feita pela AFP de fontes oficiais nesta terça-feira às 15h00.
>> Avanço 'dramático' do coronavírus em Nova York: casos dobram a cada 3 dias
>> Mais de 2,6 bilhões de pessoas chamadas ao confinamento no mundo por causa do coronavírus
Pelo menos 401.285 casos de infecção e 18.040 mortes foram registrados em 175 países e territórios, por exemplo, China (81.171 casos e 3.277 mortes), onde surgiu a pandemia, e Itália (69.176 casos), o país mais afetado com 6.820 mortes.
O número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infecções, uma vez que muitos países testam apenas pessoas que precisam de hospitalização.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.