A diretora da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) advertiu nesta terça-feira (31) que é "prudente" que as medidas restritivas para deter a propagação do novo coronavírus sejam implementadas por até três meses.
"Com base na experiência de outros países, parece um plano prudente a implementação de medidas durante pelo menos dois a três meses", disse Carissa Etienne, diretora do organismo regional para as Américas.
Em um momento em que a epidemia já deixou 40.000 mortos em todo o mundo e avança na região, vários países adotaram medidas de confinamento.
"Este tipo de medidas podem parecer drásticas, mas são a única forma de impedir que os hospitais fiquem superlotados", explicou a alta funcionária.
Etienne defendeu medidas como o isolamento social - que têm custos para economias frágeis como as da América Latina -, pois sem estas restrições, os serviços de saúde poderiam ficar sobrecarregados.
A diretora da Opas se referiu também à realidade heterogênea da região e à fragmentação dos sistemas dentro dos países onde convivem estruturas privadas e públicas.
Com relação aos desafios enfrentados na América Latina e no Caribe, a especialista destacou que um deles é a falta de equipamentos de proteção para o pessoal médico.
A organização distribuiu insumos para muitos países, mas sustentou que precisa poder "entrar no mercado para ter acesso a estas ferramentas".
Etienne destacou que é um dever dos países proteger o pessoal sanitário. "Vão estar na linha de frente desta batalha", sentenciou.
O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 87, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta terça-feira (31). Segundo o boletim da SES-PE, nas últimas 24 horas mais dez casos foram confirmados nas últimas 24 horas.
Os casos estão distribuídos nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ibupi e Goiana, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
Dos pacientes infectados, 23 estão internados, sendo 12 em UTI/UCI e 11 em leitos de isolamento, e outros 44 estão em isolamento domiciliar. Ao todo, 14 pessoas já se recuperaram da covid-19 no Estado.
No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (31), que há 5.717 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e 201 morreram vítimas da doença.A região com o maior número de casos confirmados é o Sudeste, com 3.406.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.