Brasileiros relatam dificuldade em retornar para casa

Fechamento das fronteiras dos países na América do Sul tem dificultado travessia dos brasileiros
Douglas Hacknen
Publicado em 01/04/2020 às 21:04
Fronteiras fechadas na América do Sul Foto: AFP


Atualizada às 21h32

Um grupo de brasileiros ficou retido em vários pontos da América do Sul por conta das restrições impostas nos países, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Seja de moto ou de carro, eles relatam as dificuldades na tentativa de voltar para ao Brasil.

Com a escalada de casos da covid-19 pelo mundo, os países da América Latina começam a fechar suas fronteiras e impedir a entrada de estrangeiros em seus territórios. Os países da região estão restringindo o acesso aos seus territórios apenas aos nacionais, residentes e diplomatas.

Morador de Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, Carlos (não informou seu sobrenome) relatou que está há vários dias tentando sair do Peru. Atualmente, ele encontra-se em uma vila no sudoeste do país, chamada Huacachina. Segundo ele, existe um grupo maior de pessoas passando pela mesma situação. "Não só eu, mas vários outros motociclistas e pessoas que estão de carro estão precisando de ajuda para tentar achar uma solução para sair daqui", disse.

Carlos gravou um vídeo onde afirma que quando acabarem os recursos ele não sabe como vai fazer para se manter e destacou que o grupo necessita de uma resposta urgente de como vai ser feita a volta para o Brasil. "Não interessa se é de avião ou com a moto, a gente que ir embora", completou.

Outro grupo de brasileiros está no Chile passando pela mesma situação. Quatro amigos que saíram do Brasil de moto informaram que faz quase uma semana que estão em Puerto Río Tranquilo, na Patagônia chilena. Welton, Fernando, Claudio e outro homem que não se identificou, relatam preconceito dos moradores locais e dificuldades para voltar para casa.

Segundo eles, a viagem teve início em 7 de março. O objetivo do grupo era chegar na cidade turística de Ushuaia, na Argentina, onde fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul.

Welton disse que "a questão não é a gente voltar de avião. Não conseguimos entrar nas outras cidades, seguir para Santiago, nem atravessar para a Argentina", relatou. Fernando destacou que "estamos com receio de voltar para a Argentina pois as fronteiras estão fechadas. O consulado em Santiago não nos informa, eles mandam algumas mensagens programadas, mas não estamos conseguindo contato com o consulado", relatou o brasileiro.

Resposta do governo brasileiro

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em resposta durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (1º), em Brasília, disse que, após conversa com o chanceler argentino, estava previsto para sair hoje, dois voos de Ushuaia, com alguns brasileiros.

Pouco tempo depois, o ministro retificou a informação dada anteriormente. "Ocorreu uma alteração posterior e estamos tentando fazer que os brasileiros possam se dirigir a Buenos Aires em seus veículos, por via terrestre. Os argentinos impuseram restrições muito severas de trânsito interno e, por razões geográficas, eles precisarão entrar no Chile em um dado momento e voltar a Argentina", explicou Ernesto Araújo, ao correspondente do SJCC em Brasília, Romoaldo de Souza.

TAGS
Coronavírus covid-19 brasil
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory