A França registrou 588 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas em hospitais, um recorde desde o início da epidemia, que eleva o balanço para 5.091 mortes em centros de saúde, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (3).
A eles se somam 1.416 idosos que morreram em casas de repouso desde o início da epidemia, segundo uma contagem atualizada, que aumenta o número total de vítimas para 6.507.
Os números dos lares de idosos, que começaram a ser divulgados na quinta-feira, ainda são parciais, alertou o diretor-geral de Saúde, Jérôme Salomon, em sua entrevista coletiva diária.
No total, há 27.432 hospitalizados na França (+1.186 em 24 horas), dos quais 6.399 em reanimação, ou seja, 263 a mais por dia, um número em alta, mas cujo ritmo vem diminuindo desde segunda-feira.
"A necessidade permanente de encontrar novos leitos (de reanimação) aumenta, mas com menos velocidade", disse Salomon.
No total, 64.338 casos de coronavírus foram confirmados na França, país com uma política muito restritiva em relação ao número de exames realizados, principalmente devido à falta de insumos.
Para conter a epidemia, a França impôs uma quarentena nacional em 17 de março, que deve durar pelo menos até 15 de abril.
O coronavírus confinou metade da humanidade e os infectados já excederam um milhão de casos e 54.000 mortos.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.