Uma autoridade regional francesa disse na última quarta-feira (1º) que a competição para obter máscaras fabricadas na China é tamanha que os americanos as compram diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem sua viagem à França.
"Na pista, os americanos oferecem dinheiro e pagam três ou quatro vezes o preço dos pedidos que fizemos, temos que lutar", disse Jean Rottner, presidente da região francesa Grand Est, uma das mais afetadas pelo novo coronavírus, em declaração à rádio RTL.
Segundo ele, os aviões partem em seguida rumo aos Estados Unidos e não à Franca."É complicado, lutamos 24 horas por dia" para obter as máscaras, disse Rottner, explicando que criou uma unidade especial em sua região para tratar a questão.
Na terça-feira, Renaud Muselier, presidente de outra região francesa (Paca, sudeste), também reclamou das práticas americanas. Dois milhões de máscaras cirúrgicas chegaram na madrugada de quarta-feira da China para a região de Grand Est, que está comprando material por conta própria, além dos pedidos a nível nacional.
Diante das reclamações de escassez, o presidente francês Emmanuel Macron prometeu na terça-feira que o país terá "independência plena e total" para fabricar máscaras em seu território antes do final do ano.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.