O laboratório Sorrento Therapeutics, dos Estados Unidos, afirmou ter encontrado um anticorpo desenvolvido pela biofarmacêutica que é capaz de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, durante testes laboratoriais.
>> Coronavírus: 97% dos municípios de Pernambuco já têm casos graves da doença
>> Pernambuco confirma mais de 2 mil novos casos de coronavírus em 24 horas
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
Numa entrevista à rede americana Fox News, o presidente-executivo da Sorrento, Henry Ji, disse que a cura para a covid-19 está se tornando cada vez mais real. "Queremos enfatizar que existe uma cura. Existe uma solução que funciona 100%", disse.
Através de seus estudos, o laboratório examinou e fez a testagem de bilhões de anticorpos que foram coletados na última década. A equipe da Sorrento afirma que se tornou possível identificar potenciais anticorpos que poderiam ser eficazes no combate à covid-19. Pelo menos, uma dúzia de anticorpos demonstraram que conseguem impedir que as proteínas do vírus se ligassem à enzima humana ACE2, que é a receptora que um vírus usa, normalmente, para entrar nas células humanas.
Depois que realizaram mais testes, os pesquisadores da Sorrento chegaram à conclusão de que havia um anticorpo que, particularmente, se mostrava, praticamente, 100% eficaz no bloqueio da infecção das células, denominado de STI-1499.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.