Um monitoramento feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, que pode ser acompanhado através do link, aponta que mais de 2,3 milhões de pessoas de seis países já foram vacinadas em 2020 com doses de imunizantes contra a covid-19 aprovados para uso emergencial ou definitivo. Dentre os países presentes no levantamento estão China, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Israel.
China (Sinopharm, CanSino e Sinovac) e Rússia (Sputink V), apesar de já terem iniciado a imunização da população, usam vacinas autorizadas apenas por seus próprios governos. Nenhuma das vacinas chinesas chegou a concluir as três fases de estudos de segurança e eficácia necessárias para a aprovação por órgãos reguladores de outros países.
Já Reino Unido, Estados Unidos, Israel e Canadá já distribuem o imunizante produzido pela alemã BioNTech e a americana Pfizer. Os EUA aprovaram e distribuíram a vacina da americana Moderna.
Os números de pessoas vacinadas ao redor do mundo devem aumentar, segundo monitoramento da Universidade Duke, dos EUA, assim que a vacina fabricada pela Universidade de Oxford e a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca for liberada pelos órgãos reguladores. Mais de 2 bilhões de doses do imunizante já foram negociados com diversos países do globo. No Brasil, por exemplo, a expectativa é que 130 milhões de pessoas sejam imunizadas em 2021 com a vacina Oxford/AstraZeneca, que será fabricada no País em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Dentre os seis países com a imunização em andamento, três deles estão à frente no número de pessoas vacinadas, confira abaixo: