Com informações da AFP
A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), que todos os tripulantes do submarino Titan morreram. A embarcação implodiu.
Mais cedo, um robô havia detectado destroços do submersível a cerca de 500 metros do Titanic. Foram achadas cinco peças principais que faziam parte da cabine de pressão do transporte.
"Os destroços são consistentes com uma perda de pressão catastrófica da câmara" do Titan, cuja comunicação foi perdida no domingo (18), duas horas depois do início da imersão, disse o contra-almirante do serviço da guarda-costeira, John Mauger.
O que é implosão?
A implosão é um processo no qual os objetos são destruídos ao colapsar sobre si mesmos. No caso do Titan, o submarino ultrapassou o seu limite de profundidade, colapsando suas paredes.
Os destroços do Titanic estão a cerca 3,8 mil metros de profundidade. O submersível Titan foi projetado para alcançar até 4 mil metros.
Como era o submarino Titan
Chamado de Titan, o submersível possuía um sistema que prevê diferenças de pressão e três telas, apenas um botão, um banheiro improvisado e uma única vista direta para o oceano.
O veículo era dirigido via uma manete que lembra um controle de videogame. Além disso, ele tinha 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas.
Geralmente, o Titan levava um piloto, três clientes e um funcionário chamado de "especialista em conteúdo".
Tripulantes do submarino que implodiu
Stockton Rush
CEO da OceanGate. A esposa dele, segundo o jornal The New York Times, é descendente de vítimas do Titanic.
Paul-Henry Nargeolet
Conhecido como o "Maior Explorador do Titanic", ele já liderou seis expedições para os destroços do navio naufragado.
Hamish Harding
Dono da Action Aviation, que realiza negócios de compra e venda de aeronaves. A OceanGate confirmou a presença do administrador no submersível.
Shahzada e o filho Sulaiman Dawood
Shahzada Dawood, 48, é o vice-presidente da Dawood Hercules, uma empresa de investimentos e holding com sede em Karachi, no Paquistão.
Segundo publicação de sua família, ele e o filho de 19 anos, Suleman, estavam no Titan.