A equipe de buscas pelo submarino que desapareceu desde o último domingo (18) com cinco passageiros revela a possibilidade de uma "implosão catastrófica", o que teria causado a falha na comunicação entre o submerssível e o navio de comando, bem como a morte quase instantânea das pessoas que estavam à bordo.
Desde o incidente ocorrido com o submarino e a revelação do que poderia ter motivado este problema, as pessoas no mundo inteiro buscam entender o que é implosão e por qual motivo ela teria sido causada no submarino.
Uma simulação divulgada em vídeo na internet mostra o que aconteceu com o submarino que implodiu no fundo do oceano.
Confira nesta matéria:
- O que é implosão?
- Por que o submarino implodiu?
- Segurança do submarino Titan que desapareceu
- Submarino Titan era dirigido por controle similar ao de videogame
- Vídeo simula o que pode ter acontecido com submarino que implodiu
O QUE É IMPLOSÃO?
A implosão é o processo em que um objeto ou estrutura é colapsado de dentro para fora, em vez de ser explodido para fora e pode ser causada ou natural.
Este processo é bastante utilizado em demolições controladas de edifícios, onde a estrutura é enfraquecida internamente, a fim de permitir que a sua própria gravidade cause o colapso para dentro.
No caso do submarino que desapareceu, a implosão ocorreu de forma natural por ter sido submetido a pressões externas extremas.
POR QUE O SUBMARINO IMPLODIU?
Segundo informações da AFP, a implosão, como a que se acredita ter destruído o submarino Titan, ocorreu devido à força pressão da água presente no fundo do oceano.
Os destroços do Titanic repousam a uma profundidade de quase quatro mil metros, onde a pressão da água é multiplicada por 400 em relação aos valores da superfície marinha.
Para ilustrar essa pressão, um grande tubarão-branco exerce uma força de quase 275 bares.
Em uma implosão, o submarino desaparecido colapsaria sobre si mesmo em milissegundos, esmagado pela pressão da água, resultando em uma morte instantânea para seus tripulantes.
SEGURANÇA DO SUBMARINO TITAN QUE DESAPARECEU
A OceanGate Inc., sediada em Everett, Washington, construiu o submarino Titan para resistir às extremas pressões encontradas nas profundidades onde o Titanic afundou.
Embora o submarino que desapareceu tenha realizado mergulhos bem-sucedidos antes, surgiram preocupações sobre sua segurança, já que o ex-diretor de operações marítimas, David Lochridge, foi demitido em 2018 por alertar sobre o uso de um casco experimental feito de fibra de carbono.
SUBMARINO TITAN ERA DIRIGIDO POR CONTROLE SIMILAR AO DE VIDEOGAME
Roderick Smith, professor de engenharia no Imperial College London, acredita que uma falha no casco de pressão pode ter contribuído para o acidente, mas uma investigação completa só será possível após a recuperação dos destroços do submarino desaparecido.
Ainda assim, mesmo com os destroços recuperados, pode ser difícil determinar a sequência de eventos devido à violência da implosão.