A viagem do submarino Titan para os destroços do Titanic acabou em tragédia após a morte das cinco pessoas presentes no transporte.
O falecimento foi confirmado na última quinta-feira (22) pela Guarda Costeira dos Estados Unidos que, durante as buscas, achou destroços do submersível.
Foram encontrados um cone que ia na frente do Titan, uma parte de frente e uma parte de trás da cabine de pressão.
A descoberta levou à conclusão de que pode ter acontecido uma implosão, responsável, então, pelo falecimento instantâneo da tripulação.
O que é uma implosão?
Uma implosão é um tipo de fenômeno de choque causado pela diferença das pressões externa e interna de um compartimento. As forças tentam encontrar um equilíbrio entre essas diferentes pressões, o que acaba comprimindo o compartimento.
Enquanto em uma explosão os destroços são lançados para longe, na implosão, as forças fizeram com que o submersível colapsasse em direção ao seu centro.
O que acontece com os corpos em uma implosão?
Se realmente o Titan tiver implodido, isso ocorreu de maneira abrupta, em questão de milissegundos, com o casco do submarino instantaneamente esmagado.
Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora de medicina de catástrofes da Universidade Internacional da Flórida, afirmou à CNN que o evento é tão rápido que os tripulantes sequer entenderiam o que estava acontecendo.
"A coisa toda teria colapsado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema", falou Marty.
Ou seja, os corpos foram destruídos junto com o submersível de forma tão rápida que o processo foi indolor para a tripulação.
O que aconteceu com o SUBMARINO e PASSAGEIROS, os desafios das buscas e mais: CURIOSIDADES sobre as condições do TITAN