Submarino

SUBMARINO ENCONTRADO: Veja fotos dos tripulantes do Titan; 'Eles não sentiram a morte', diz especialista

Os destroços do submarino estão a aproximadamente 500 metros do Titanic

Cadastrado por

Beatriz Galvão

Publicado em 23/06/2023 às 17:32 | Atualizado em 23/06/2023 às 17:32
Submarino implodiu, matando cinco pessoas. - HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

 

Nesta quinta-feira (22), foi confirmado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, a morte dos cinco tripulantes que estavam a bordo no submarino Titan. 

Segundo informações fornecidas por John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira dos EUA, os destroços encontrados no fundo do oceano confirmaram as suspeitas de que o submarino sofreu uma implosão.

Veja 5 curiosidades do submarino Titan

SUBMARINO FOI ENCONTRADO?  

Um robô descobriu os restos do que se acredita ser o submarino Titan após uma implosão violenta na quinta-feira (22).

Por conta disso, os corpos podem permanecer no fundo do mar indefinidamente devido à dificuldade de resgatar algo a tal profundidade.

Os destroços do submarino estão a aproximadamente 500 metros do Titanic, cerca de 4 km abaixo da superfície.

SUBMARINO TITAN VÍTIMAS

A pressão no submersível, era enorme em uma profundidade tão grande, fazendo com que a implosão acontecesse em uma fração de milissegundo, de acordo com Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora de medicina de catástrofes da Universidade Internacional da Flórida, em entrevista à emissora americana CNN.

A especialista afirmou que o cérebro humano não é capaz de entender a situação tão rapidamente.

"A coisa toda teria colapsado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema", afirmou.

Os ocupantes do Titan morreram, de certa forma, sem saberem que iriam morrer, segundo Marty. "Em última análise, entre as muitas maneiras das quais podemos morrer, essa foi indolor."


QUEM MORREU NO SUBMARINO TITAN?  

Entre os tripulantes estavam o empresário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood.

Shahzada Dawood, aliás, é o vice-presidente do conglomerado Engro, que possui investimentos nos setores de energia, petroquímica, agricultura e telecomunicações.

Também fazia parte da tripulação o mergulhador Paul-Henri Nargeolet, especialista em exploração dos destroços do Titanic, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.

SAIBA O QUE É IMPLOSÃO DO SUBMARINO? 

Uma implosão é o processo em que um objeto, estrutura ou edifício é colapsado ou desmoronado de dentro para fora. É o oposto da explosão, em que a força é liberada para fora a partir do centro do objeto.

O submarino argentino ARA San Juan, que desapareceu em 2017 e demorou 1 ano para ser encontrado, também "implodiu" no fundo do mar.

A implosão ocorreu em razão da pressão externa do mar ter superado a de dentro do submarino.

VÍDEO DA IMPLOSÃO DO SUBMARINO: VEJA A SIMULAÇÃO DA IMPLOSÃO 

Veja à simulação da implosão do submarino Titan no vídeo abaixo:

 

VÍTIMAS TITAN 

As famílias dos cinco passageiros do submersível que implodiu no fundo do Atlântico perto dos restos do "Titanic" estão de luto nesta sexta-feira (23), enquanto aumentam as críticas sobre possíveis negligências de segurança.

James Cameron, diretor do filme "Titanic" e um explorador apaixonado pelo fundo do mar, acusou na quinta-feira a empresa organizadora da expedição, OceanGate Expeditions, de "ignorar" as advertências de segurança.

Mas, segundo Guillermo Söhnlein, cofundador da empresa junto com o americano Stockton Rush, que morreu no acidente, este último "estava extremamente comprometido com a segurança".

"Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um forte espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo", afirmou a OceanGate em um comunicado, no qual lamenta a morte da tripulação.

Com informações da AFP e G1

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS