A morte do chefe do Grupo Wagner foi confirmada nesta quarta-feira (23) pela agência de aviação civil da Rússia. Yevgeny Prigozhin era líder do grupo mercenário russo, e estava a bordo de um avião que caiu ao norte de Moscou.
De acordo com a autoridade russa, os sete passageiros e três tripulantes que estavam no avião do Grupo Wagner morreram. As informações são da Associated Press e da AFP.
QUEDA DE AVIÃO NA RÚSSIA
Segundo o Rosaviatsia (serviço da aeronáutica), o avião privado Legacy, da fabricante brasileira Embraer, caiu perto da cidade de Kujenkino, na região de Tver, a noroeste de Moscou.
"De acordo com a companhia aérea, os seguintes passageiros estavam a bordo do avião Embraer - 135", informou, citando o nome de Prigozhin, bem como o de seu braço direito, Dmitry Utkin.
De acordo com a agência, o voo era realizado "sob uma licença de espaço aéreo devidamente emitida".
O QUE É O GRUPO WAGNER?
O Wagner é um grupo paramilitar da Rússia que liderou, em junho, uma rebelião contra o exército russo, a qual desafiou o presidente Vladimir Putin.
Putin havia chamado Prigozhin de "traidor" quando ele liderou a rebelião contra o estado-maior russo e o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, tomando quartéis no sul da Rússia e iniciando uma marcha rumo a Moscou.
Mas o motim foi interrompido menos de 24 horas depois, após um acordo que previa a partida de Prigozhin para Belarus e que os milicianos do grupo Wagner se incorporassem ao exército regular russo.