GUERRA EM ISRAEL

Brasileiros completam uma semana de espera para sair da Faixa de Gaza

O Hamas reclama que os israelenses não aprovam a lista de saída de palestinos feridos

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 08/11/2023 às 23:06 | Atualizado em 08/11/2023 às 23:08
O Catar está mediando negociações entre Israel e Hamas para a libertação de entre 10 e 15 reféns detidos na Faixa de Gaza em troca de uma pausa humanitária - AFP

A espera dos 34 brasileiros por uma autorização para deixar a Faixa de Gaza completou uma semana. O grupo deveria deixar o território nessa quarta-feira (8), mas atrasos na retirada de estrangeiros podem comprometer o cronograma. A passagem de Rafah, na fronteira do enclave com o Egito, tem sido fechada constantemente - com Israel e Hamas se acusando mutuamente pelo atraso.

O Hamas reclama que os israelenses não aprovam a lista de saída de palestinos feridos. Israel alega que o grupo vem incluindo terroristas na relação e se isenta de responsabilidade. "O Hamas é o único fator atrasando a saída de brasileiros da Faixa de Gaza por seus próprios interesses", disse embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, em vídeo gravado ontem. "Israel não possui interesse em atrasar a saída dos brasileiros ou de estrangeiros."

A SITUAÇÃO DOS REFÉNS DO HAMAS

O Catar está mediando negociações entre Israel e Hamas para a libertação de entre 10 e 15 reféns detidos na Faixa de Gaza em troca de uma pausa humanitária de um ou dois dias. Ontem, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, rejeitou qualquer acordo de trégua e afirmou que os bombardeios continuarão. O jornalista israelense Amichai Stein, citando fontes do governo, sugeriu que um cessar-fogo poderia sair somente com a libertação de um número bem maior de reféns.

MIGRAÇÃO PARA O SUL DE GAZA

Segurando bandeiras brancas e carregando o que os braços conseguiam levar, milhares de civis palestinos continuaram ontem a realizar a perigosa viagem do norte para o sul de Gaza sob a vigilância de tanques israelenses. Daniel Hagari, porta-voz do Exército de Israel, disse que a migração em massa é um sinal de que o Hamas "perdeu o controle" do norte de Gaza.

"Eles estão se movendo porque entendem que o Hamas perdeu o controle do norte", disse. De acordo com Hagari, Israel destruiu 130 túneis do Hamas em Gaza desde o início das operações terrestres.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS