ENCONTRO COM LULA

Blinken diz a Lula que discorda de comparação entre a guerra de Israel e o Holocausto

O norte-americano veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo

Cadastrado por

com agências, Da Redação

Publicado em 21/02/2024 às 18:01 | Atualizado em 21/02/2024 às 22:08
Chefe da diplomacia norte-americana fez visita oficial ao Brasil - FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Segundo um assessor de Blinken ouvido pela agência France Presse, o diplomata deixou claro, em encontro com Lula, que o governo americano discorda da comparação feita pelo presidente brasileira da guerra travado por Israel contra o Hamas ao Holocausto Ainda de acordo com essa fonte, Blinken também disse a Lula que a posição de Washington é que não está em curso um genocídio contra os palestinos em Gaza. Os dois participaram de uma duas horas com Lula em Brasília. As informações são do jornal O Estado de São Paulo

“O secretário Blinken abordou o assunto e deixou claro que discordamos destes comentários”, segundo a fonte.

ACENO PÚBLICO DE BLINKEN

Apesar das discordâncias na reunião privada, Blinken fez, em público, uma declaração de 22 segundos em que afirma que Brasília e Washington estão trabalhando juntos, de forma bilateral e global, e afirmou ser grato pela “amizade” com o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (21), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, no Palácio do Planalto.

“Foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente [Lula] pelo seu tempo”, disse o chefe da diplomacia do país norte-americano ao deixar o encontro.

“Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela sua amizade”, completou Blinken.

ENCONTRO COM LULA

O norte-americano veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. A reunião ocorre no Rio de Janeiro, hoje e amanhã (22).

Em 2024, Brasil e Estados Unidos completam 200 anos de relações diplomáticas. Daqui, Blinken segue para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Javier Milei.

O encontro com Lula durou quase duas horas e na pauta estavam temas como o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.

PLANALTO FALA EM CONCORDÂNCIA

A guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza, foi um dos temas da reunião. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e fim dos conflitos. “Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”, diz.

O encontro entre Lula e Blinken ocorre em meio à repercussão da fala do presidente brasileiro comparando as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da Segunda Guerra Mundial. O comentário fez o governo de Israel declarar Lula persona non grata no país.

Outro tema tratado foi a disputa entre Venezuela e Guiana em torno do território de Essequibo. De acordo com a Presidência, o secretário Blinken agradeceu a atuação do Brasil pelo diálogo entre os dois países sul-americanos.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS