ELEIÇÕES PORTUGAL

Portugueses se preparam para ir às urnas

Atualmente, a Assembleia da República é composta por 230 deputados, em sua maioria unidos por uma coalizão centro-esquerda

Cadastrado por

JC

Publicado em 08/03/2024 às 22:04
Escolha se dá pelos partidos, com possibilidade de maior representatividade direitista
Escolha se dá pelos partidos, com possibilidade de maior representatividade direitista - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Os portugueses se preparam para ir às urnas neste domingo (10). Ao todo, serão eleitos 230 deputados para a Assembleia da República. No sistema eleitoral português, o semipresidencialismo, um partido tem que ganhar mais da metade dessas vagas para poder governar sozinho - a escolha dos eleitores se dá pelo partido.

PARLAMENTO PORTUGUÊS

Atualmente, a Assembleia da República é composta por 230 deputados. No entanto, a Constituição estabelece que a sua composição pode variar entre um mínimo de 180 e um máximo de 230 Deputados. Os Deputados são eleitos por listas apresentadas por partidos, ou coligações de partidos, em cada círculo eleitoral. A conversão dos votos em mandatos faz-se de acordo com o sistema de representação proporcional.

Os Deputados representam todo o país e não apenas os cidadãos do círculo eleitoral pelo qual foram eleitos. O mandato é de quatro anos, correspondendo ao período da Legislatura.

QUEM ESTÁ NA DISPUTA

As pesquisas eleitorais apontam acirramento pela maioria dos assentos do parlamento entre a Aliança Democrática (AD) (coligação entre o Partido Social Democrata (PSD), o Partido Popular (CDS) e o Partido Popular Monárquico PPM). e o Partido Socialista (PS). As atenções também se voltam para o avanço do ultradireitista Chega, que em 2022 já garantiu 12 vagas na Assembleia da República. 

O número de eleitores inscritos para a eleição de domingo é de 10.821.244. O parlamento teria mandato até 2026, mas foi dissolvido depois que o primeiro-ministro, António Costa, se demitiu em novembro de 2023 em função de uma operação do Ministério Público português contra corrupção.

Com informações da Assembleia da República

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS