PARLAMENTO EUROPEU

Macron convoca eleições legislativas, após reconhecer derrota nas eleições da UE

Medida ocorre no momento em que os primeiros resultados projetados pela França neste domingo (9) colocam partido de extrema-direita bem à frente nas eleições parlamentares da UE

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 09/06/2024 às 18:06 | Atualizado em 09/06/2024 às 18:14
Macron em discurso, durante o qual anunciou que convoca novas eleições gerais em 30 de junho, em Paris - LUDOVIC MARIN/AFP

O presidente francês, Emanuel Macron, convocou eleições legislativas antecipadas, após reconhecer que o seu partido sofreu uma pesada derrota nas eleições para o Parlamento Europeu, que se encerram neste domingo (9). A votação ocorrerá em dois turnos: 30 de junho e 7 de julho, disse ele.

"Decidi devolver a eleição do nosso futuro parlamentar por meio da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional", afirmou, num discurso à Nação no Palácio do Eliseu, sede do governo.

A medida ocorre no momento em que os primeiros resultados projetados pela França neste domingo (9) colocam o partido de extrema-direita bem à frente nas eleições parlamentares da UE, derrotando os centristas pró-europeus de Macron, de acordo com institutos de pesquisa de opinião franceses.

Na França, de acordo com as primeiras sondagens, o partido de extrema-direita de Marine Le Pen obteve 32% dos votos, avanço de 10 pontos porcentuais em relação às últimas eleições na UE em 2019, e cerca de 17 pontos à frente do partido de Macron, revelando uma pesada derrota para o presidente francês.

Mais cedo, o líder do partido francês de extrema-direita, Jordan Bardella, de 28 anos, instou Macron a convocar novas eleições legislativas. Fonte Associated Press.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS