Quando terminam as Eleições dos Estados Unidos? Confira

Contagem dos votos segue de forma gradual, e resultado deve ser conhecido até estar quarta-feira (6), com destaque para os estados indecisos

Publicado em 06/11/2024 às 4:07 | Atualizado em 06/11/2024 às 6:30

A contagem dos votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024 já teve início, com os estados começando a fechar suas urnas na noite da terça-feira (5).

Em um cenário de polarização entre os candidatos Kamala Harris, pelo Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, a grande expectativa gira em torno de quando o vencedor será definido.

Quando sai o resultado das eleições dos EUA?

Apesar de já haver a projeção da vitória de Donald Trump (Republicanos) o resultado final deve ser conhecido até a tarde desta quarta-feira(6).

O processo eleitoral norte-americano é complexo e imprevisível. Cada estado possui suas próprias regras e metodologias para a contagem dos votos, o que pode gerar divergências nos tempos de apuração.

Em 2020, por exemplo, a Associated Press (AP) proclamou Joe Biden vencedor apenas no sábado, quatro dias após o fechamento das urnas.

O impacto dos Estados Indecisos na apuração

Em 2024, os estados indecisos são os principais pontos de atenção da disputa, pois são eles que provavelmente determinarão o próximo presidente dos Estados Unidos.

Os sete estados que seguem sem uma definição clara são:

  • Wisconsin
  • Michigan
  • Nevada
  • Arizona

Até o momento de publicação desta matéria, Trump venceu em três dos estados-chave, Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia.

Embora esses estados sejam tradicionalmente disputados, a margem de vitória pode ser pequena, o que torna a apuração ainda mais tensa e demorada.

Em estados como a Pensilvânia e Michigan, a demora pode ser influenciada por fatores como o envio de cédulas pelo correio, o que pode atrasar a apuração.

TEMPO REAL >>RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NOS EUA: quem está ganhando?

Apuração

A imprensa tem papel fundamental no processo eleitoral dos EUA. Há cerca de 178 anos, a Associated Press (AP) faz a contagem dos votos nos Estados Unidos.

Embora os resultados possam ser projetados com base em sondagens e dados parciais, é a AP que geralmente define quando um candidato é declarado vencedor.

Isso ocorre através de um processo rigoroso de verificação dos votos, o que ajuda a evitar declarações precipitadas e aumenta a confiança na precisão dos resultados.

Tags

Autor