Será mesmo que a idade é um vilão da Carreira?

Enfim, a palavra de ordem dos dias atuais é diversidade. É mais comum que este conceito seja aplicado à diversidade sexual ou racial, porém existe também a aplicação deste à idade
BRUNO CUNHA
Publicado em 11/05/2023 às 0:00
O fator idade deixa de ser tão importante frente à preparação intelectual Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL


O fator idade costuma ser um grande criador de tensões e estresse. Juntamente com as ideias pré-concebidas sobre o envelhecimento em uma sociedade que preza cada vez mais por um ideal de juventude eterna, a idade também se torna um problema quando se pensa em questões que envolvem a carreira profissional. No entanto, será mesmo que a idade é um vilão da carreira?

É muito comum que profissionais acima de 40 anos, sintam-se apreensivos com a possibilidade de mudar de carreira ou buscar algum outro cargo. O medo de se arriscar tende a aumentar junto com a idade, porém, este é um preconceito sem fundamento, afinal, ainda que a idade e tempo de carreira não sejam sinônimos de maturidade profissional, é comum que profissionais com mais idade tenham sim mais conhecimento devido à experiência.

A sociedade está em constante mudança, afinal, esta é composta por pessoas e pessoas mudam todos os dias. Nos últimos anos, essas mudanças sociais acrescidas por mudanças de cunho econômico fizeram com que a idade sofresse também modificações profundas. Se há 50 anos, o comum era o jovem se casar aos 20 anos e constituir família, hoje esta idade apenas configura o início da vida acadêmica e o fim tardio da adolescência.

Hoje, os 30 anos de uma pessoa marca muitas vezes o começo de uma vida profissional, afinal, existe uma série de cursos e especializações que aumentaram em alguns anos o processo de profissionalização. Desta forma, é apenas inevitável que a idade dos profissionais também siga esta tendência. Além disso, a qualidade de vida tem se tornado cada vez mais complexa e a sociedade sente essas modificações.

O fator idade deixa de ser tão importante frente à preparação intelectual, mesmo situações em que o profissional já possui uma aposentadoria já não são restritivas como há algumas décadas. Hoje, aposentados buscam novas formas de continuar em atividade mesmo com a opção de não trabalhar no mercado formal.

Enfim, a palavra de ordem dos dias atuais é diversidade. É mais comum que este conceito seja aplicado à diversidade sexual ou racial, porém existe também a aplicação deste à idade. O "ageism" é um termo em inglês que fala sobre o preconceito contra pessoas com idade avançada, ou seja, esta é uma discussão que está em pauta e é muito atual.

Como dito anteriormente, demora-se cada vez mais para o profissional adentrar o mercado de trabalho, portanto, é apenas inevitável que os parâmetros de idade também se modifiquem para englobar esses profissionais de mais idade.

Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira

 

TAGS
carreira idade trabalho
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory