OPINIÃO

A contribuição da Copergás para a transição energética

Estamos comprometidos em ser parte integrante da construção de um Pernambuco mais sustentável e resistente às mudanças climáticas.

Cadastrado por

FELIPE VALENÇA

Publicado em 03/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 03/12/2023 às 8:22
Copergás: apoio a iniciativas em energias como o hidrogênio verde - DIVULGAÇÃO

Em um cenário de mudanças climáticas crescentes, Pernambuco emerge como um dos estados mais vulneráveis às transformações ambientais. Um estudo da FIOCRUZ apontou que a temperatura média no sertão pernambucano pode subir 3,7º graus a partir de 2041. Já o Recife foi listado como a 16ª cidade mais vulnerável do planeta, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Além desses estudos, é possível constatar que catástrofes decorrentes de mudanças ambientais hoje se fazem presentes na vida de nossa população, basta lembrar das enchentes ocorridas em 2010 na mata sul pernambucana e em 2022 no Recife.

Diante desses fatos, é necessário discutir estratégias inovadoras para garantir um futuro sustentável. Não é mais possível falar em desenvolvimento social e econômico sem considerar a preocupação em preservar nossos recursos ambientais. Essa realidade precisa estar no centro das ações de governantes, empresários e de toda a sociedade. A governadora Raquel Lyra, ciente dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, tem se debruçado com afinco sobre o tema e investido em ações focadas na sustentabilidade. O ingresso no Consórcio Brasil Verde e o Lançamento do PerMei (Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica) na COP 28, são alguns bons exemplos.

A Copergás, apoia e se compromete integralmente com essa visão. Estamos cientes de que a transição energética é um dos pilares fundamentais para enfrentar as mudanças climáticas e garantir um futuro próspero para todos os pernambucanos. O gás natural é o combustível dessa transição energética, sendo mais econômico e emitindo até 30% menos CO2 que outros combustíveis como o Diesel, por exemplo.

Ainda que nossa gestão da Copergás tenha pouco mais de seis meses, temos trabalhado com dedicação para implementar projetos que garantam o desenvolvimento econômico de Pernambuco e representem uma contribuição significativa para agenda de meio ambiente do estado. Podemos destacar nossa interlocução com o governo do estado e com representantes do polo gesseiro de Pernambuco, visando levar o gás natural para a região do Araripe; o desenvolvimento de projetos para introduzir o gás natural na frota de ônibus e caminhões; e a introdução, a partir de 2025, do biometano em nossos gasodutos.

A chegada de uma equipe caracterizada por sua dedicação e expertise veio a somar com o reconhecidamente qualificado, quadro existente da Copergás. Criando assim, um ambiente de trabalho dinâmico e proativo. Atrelado a esses fatores, o ano de 2023, pode ser marcado por uma maior sintonia entre todos os acionistas da empresa, o que proporcionou uma melhor reestruturação do planejamento estratégico da empresa. Como reconhecimento desse trabalho, a Copergás foi destaque em evento da ABEGAS nas categorias de Gestão Comercial, Gestão ESG e Gestão Regulatória. A premiação, desenvolvida pela COMMIT, ainda reconheceu a Copergás como empresa de gás natural do ano, ao lado da SULGAS.

É crucial destacar que a categoria ESG (Ambiental, Social e Governança) é particularmente significativa para nós. Em um momento em que a sociedade exige ações concretas em prol da sustentabilidade, esse reconhecimento valida os esforços incansáveis da Copergás para integrar práticas ambientais responsáveis, compromisso social e governança transparente em todas as nossas operações.

Em um curto período, já estamos colhendo frutos notáveis, mas este é apenas o começo. Continuaremos a investir em inovações, tecnologias sustentáveis e parcerias estratégicas para impulsionar a economia pernambucana em direção a um futuro mais verde. Estamos comprometidos em ser parte integrante da construção de um Pernambuco mais sustentável e resistente às mudanças climáticas.

Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS