Carla Sá Leitão: A arte de ouvir
No atual mundo dos negócios, para quem deseja ser bem sucedido profissionalmente, é de fundamental importância saber ouvir. Ouvir é um processo ativo

No início da minha carreira profissional, há mais de 20 anos, aprendi a importância de ouvir, que é extremamente relevante para o sucesso de qualquer profissão, seja de executivo, de empresário ou de qualquer outra atividade econômica. Fazendo uma analogia em nossa vida , podemos afirmar que devemos escutar mais e falar menos. De acordo com o ditado popular, há a expressão “temos duas orelhas e apenas uma boca”. Por isso, em outras palavras, devemos falar no máximo a metade do que ouvimos, apesar de que gostamos mais de sermos ouvidos, do que de escutar o outro.
No atual mundo dos negócios, para quem deseja ser bem sucedido profissionalmente, é de fundamental importância saber ouvir. Ouvir é um processo ativo de fatos, emoções e valores do interlocutor. Escutar é essencial para entender os objetivos do outro. A atividade de saber ouvir, dentro de um ambiente empresarial, não se resume apenas em prestar a atenção ao diálogo, mas também de manifestar as suas opiniões, sem medo de sofrer repreensões e represálias do outro. Quando você fala, revela informações sobre si mesmo. Sempre que você ouve com atenção, pode entender o outro, o que é crucial para construir confiança e fortalecer relacionamentos. Vivemos hoje em uma sociedade que falar muito, seja nas redes sociais, nas ruas e até mesmo nas interações pessoais, mas se escuta pouco.
Todos querem falar, expressar suas opiniões, mas poucos estão dispostos a ouvir. Por isso, cada vez mais pessoas recorrem a ajuda de terapeutas, para serem ouvidas. Presentemente, as empresas estão procurando valorizar mais a escuta, como ferramenta indispensável para melhorar a colaboração, compreender os clientes e fortalecer a cultura organizacional. Aquelas empresas que ouvem ativamente conseguem promover a inovação com mais sucesso, tomam decisões mais fundamentadas e criam ambientes produtivos, pois reconhecem que ouvir é crucial para o sucesso corporativo. Saber escutar, exige atenção, empatia e, sobretudo, silêncio.
Escutar atentamente é um ato de educação e de generosidade, além de que é deixar o outro a expressar o que deseja expor, sem interromper, sem antecipar respostas e sem pressa. Esse é um dos grandes desafios do momento, uma vez que estamos cada vez mais impacientes, sempre correndo de um lado para o outro e acabamos nos esquecendo da importância de parar para escutar.
Quando os colaboradores são ouvidos pelos seus gestores, eles se sentem mais prestigiados, confiantes, valorizados, uma vez que, a partir dessa escuta, novas ideais surgem, com chances de serem aproveitadas e até apresentadas soluções para determinados assuntos. Para ser um líder de sucesso é essencial desenvolver a habilidade de ouvir o outro com respeito, pois fortalece a cultura empresarial, promove um ambiente de trabalho saudável e, consequentemente, proporciona o crescimento do negócio.
Carla Sá Leitão – Sócia da Sá Leitão Auditores e Consultores