Vândalos arrancam lixeira no bairro da Boa Vista

A Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, tem sido alvo frequente de atos de vandalismo contra o patrimônio público
JC
Publicado em 08/01/2023 às 0:01
WLADEMIR MOURA / VOZ DO LEITOR


Exonerações

A grita contra o recente decreto da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que determinou a volta imediata de servidores cedidos pelo governo estadual, serve para expor uma anomalia do serviço público, fruto do muito celebrado “jeitinho brasileiro”. Muitos servidores com parentes ou padrinhos são remanejados para outros órgãos ou outros poderes, na maioria das vezes com ganho salarial, sem a necessidade de prestarem concurso público. Daí a utilidade política de se manter uma enormidade de cargos comissionados, que são de livre nomeação e exoneração, burlando a exigência de certame para preenchimento de cargos públicos.

Carlos Alberto, por e-mail

Rua sem pavimentação e lâmpadas de led em Jaboatão

Com um orçamento que ultrapassa os R$ 2 bilhões para ser executado em 2023, quero saber do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Sr. Luiz Medeiros, se a abandonada Rua Maria José do Amaral, em Candeias, finalmente será vista pela gestão. A via permanece sem as prometidas lâmpadas de led, com as crateras enormes e aguardando pavimentação e drenagem. Os contribuintes questionam a Prefeitura se em 2023 seremos contemplados ou continuará o desprezo de sempre? Com um orçamento bilionário desses, chega a parecer malvadeza que ainda existam ruas sem asfalto em Jaboatão.

Fábio Júnior, por e-mail

Futuro incerto do cinema São Luiz

Preocupa o silêncio do governo Estadual e da Fundarpe quanto à reabertura do cinema São Luiz, um dos únicos cinemas de rua do País e um dos mais belos do mundo, que fechou as portas para obras estruturais com promessa de reabertura em setembro de 2022. No entanto, passados mais de quatro meses do prazo prometido, seu futuro é incerto; sobretudo com a notícia recente da exoneração do seu curador, Luiz Joaquim, um cargo extremamente técnico, herdado em função da morte de Geraldo Pinho, ocupado por um dos profissionais mais qualificados e com bastante profissionalismo.

Wlademir Moura, por e-mail

Incompetência da Federação Pernambucana de Futebol

E o futebol pernambucano vai de vento em popa para o fundo do poço. Como se não batesse não termos clubes na Primeira Divisão, vemos os nossos times mal administrados e até com pedido de concordata, como o Santa Cruz. O Campeonato Pernambucano ainda nem começou e já apresenta sérios problemas. Primeiro, porque teve que incluir mais uma equipe para disputar o torneio, em seguida, descobriu-se que os gramados da Ilha do Retiro e da Arena de Pernambuco não tinham condições de jogo. Por conta disso, a partida entre Sport e Íbis teve que ser adiada para quando ninguém sabe. É muita incompetência da Federação Pernambucana de Futebol, que não vistoriou antes as condições desses estádios. Em suma, temos um presidente dessa Federação puramente decorativo e que ainda recebe uma gorda remuneração.

Marco Wanderley, por e-mail

Vândalos arrancam lixeira na Boa Vista

As inúmeras câmeras situadas ao longo da Avenida Conde da Boa Vista não foram suficientes para inibir ou flagrar os vândalos que simplesmente arrancaram uma lixeira que estava fixa no calçamento. Solicitamos à Prefeitura do Recife a devida reposição do equipamento.

Wlademir Moura, por e-mail

WLADEMIR MOURA / VOZ DO LEITOR - WLADEMIR MOURA / VOZ DO LEITOR
 

Coragem de Raquel Lyra

Parabéns a nova governadora, Rachel Lyra, em tomar um posicionamento corajoso e exonerar três mil cargos comissionados. A maior parte amigos dos políticos eleitos há décadas, que ganhavam altos salários sem trabalhar, uma prática desonesta de agradecer os cabos eleitorais sem justificativa de necessidade na estrutura estadual. Os cargos que precisam ser renovados e serão feitos com a confiança no compromisso e na competência dos indicados por ela. No passado, os políticos fizeram o contrário, indicando amigos que, às vezes, nem trabalhavam. Sem valorizar o dinheiro pago dos nossos impostos e sem priorizar o bem estar do povo. Os milhões economizados precisam ser investidos para diminuir a pobreza de 30% da população do Estado, construir moradias e agir para tirar moradores das áreas de barreiras perigosas.

Janice Albuquerque, por e-mail

Risco de ajudar a Argentina

A Argentina está completamente quebrada. O Brasil só tem a perder ao tentar ajudar o país vizinho. Lula vai querer socorrer financiando empréstimos através do BNDES. É um risco de o governo argentino não pagar depois.

João Guilherme, por e-mail

O "mercado" não olha para os mais necessitados

Toda vez que o governo fala ou age no sentido de combater a miséria e melhorar a vida da maioria mais pobre, o "mercado" fica nervoso e os especuladores fazem a bolsa despencar e o dólar subir. Estranho que o mesmo mercado ficou quieto e calado enquanto Paulo Guedes, com sua política entreguista e neoliberal, conduzia para o buraco onde chegamos, com explosivo crescimento da dívida pública e um orçamento para 2023 inexequível. Espero que o presidente Lula continue pensando nos que mais necessitam e mande, na medida do possível, esse tal mercado às favas.

Sylvio Belém, por e-mail

Comprometimento de Simone Tebet

Há tempos não via uma posse a um alto cargo desta República com o brilho e a sinceridade, tal qual, ocorreu com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Evento esse dos mais concorridos, Tebet disse reconhecer “divergências de pensamentos” na equipe econômica. E, muito honrada e consciente da importância do cargo, a ministra disse que “Lula me entregou uma das pastas mais relevantes do governo do PT e da frente democrática”! Já que, esse ministério trata “do futuro e também do presente”! Com firme recado ao mercado, se diz comprometida com a austeridade, a responsabilidade fiscal e o controle dos gastos públicos. E focada do desenvolvimento econômico e social, vai colaborar para que esse governo “dê certo”! Tal qual, esperam os 207 milhões de brasileiros!

Paulo Panossian, por e-mail

Santa Cruz em campo pela pré-Copa do Nordeste

O Santa Cruz tem um duelo complicado, neste domingo (8), contra o Botafogo-PB, pela segunda fase da pré-Copa do Nordeste. Espero que o tricolor consiga a vitória para se classificar para a fase de grupos do Nordestão. O clube precisa dessa receita e uma eliminação precoce poderia comprometer o orçamento do restante da temporada.

Barbosa Cavalcanti, por e-mail

TAGS
jornal do commercio opinião voz do leitor Assinante Denúncias
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory