Simplesmente uma vergonha quando chove no Recife. Sempre mais do mesmo... Ruas alagadas, trânsito e sufoco para todos. Mas o pior mesmo é a inércia do prefeito João Campos. Não aparece para dar uma satisfação e não faz absolutamente nada para prevenir esses caos.
Marcel Oliveira, por e-mail
É revoltante. Entra e sai prefeito e nenhum resolve os problemas de alagamentos no Recife. Todo ano se repete. Nenhuma grande obra em andamento, só paliativos. Onde está o prefeito nessa hora para se pronunciar? Onde são aplicados os impostos pagos por nós contribuintes? São gastos com passagens aéreas para o prefeito turistar em Nova York e São Paulo?
Wellington Monteiro, por e-mail
Aqui na Rua João Pessoa, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão Velho, sempre alaga por conta de um canal que tem no início da rua. Tem tronco de árvore, uma parte do muro que caiu e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tem conhecimento, mas não manda as máquinas para limpar esse canal. Tenho uma filha cadeirante em casa e fico com o sistema nervoso abalado quando começa a chover, pois quando alaga não tenho como sair com ela de dentro de casa. Quanto descaso do poder público.
Reseane Oliveira, via redes sociais
Moro em Casa Forte e trabalho em Olinda, ou seja, sou obrigada a atravessar a cidade. E, obviamente, em dias de chuva, fica impossível transitar pelas ruas. Quem se aventura em dirigir se arrisca em um verdadeiro campo minado, porém, nesse jogo da vida real, se você entrar na rua errada, ficará completamente ilhado. Correndo o risco de danificar seriamente o seu veículo. Impressionante inoperância de todos os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana do Recife quando se trata de acabar de vez com os alagamentos. É simplesmente vergonhoso. Com relação a governadora Raquel Lyra, já estamos praticamente na metade do ano... Já deu tempo suficiente para saber o que realmente importante para a população pernambucana, ou vai deixar centenas de pessoas morrerem novamente quando a chuva apertar ainda mais?
Maura Lemos, por e-mail
Lembro que no ano passado eu fiz essa mesma denúncia a respeito do enorme alagamento na Rua Gonçalves Maia, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. Os funcionários do Consulado Americano e as pessoas que precisam tirar o visto sofrem bastante em dias de chuva. Infelizmente, apesar de passados mais de 365 dias da minha primeira queixa, as autoridades competentes não fizeram absolutamente nada. Alô, Emlurb, vamos desobstruir as canaletas. Com elas entupidas, fica impossível o escoamento das águas pluviais.
Genival Paparazzi, por e-mail
Recentemente fui multado pela CTTU - ágil nas multas, péssima para administrar o pior trânsito do Brasil - na Avenida Antônio de Góes, na altura do Pina. Lá, o eficiente órgão na emissão de multas colocou uma verdadeira pegadinha - digna de mau gosto e explorando os motoristas. É que ao entrar nessa avenida, logo após o Atacado dos Presentes, a tal companhia de trânsito pôs uma lombada eletrônica sem que haja uma placa de advertência visível no centro da via e lá recebi uma multa por excesso de velocidade. Passando novamente pelo local, observei que existe apenas uma placa pendurada em um poste, advertindo sobre a tal lombada do lado esquerdo da via e, mesmo assim, virada para a calçada. Se fosse um órgão sério deveria anular todas as multas ali cobradas. Por fim, contrariando o Contran, a famigerada CTTU também não mandou a foto da placa do meu carro na notificação.
Marco Wanderley, por e-mail
O governo de Pernambuco, desde que foi assumido pela governadora Raquel Lyra, só vem fazendo trapalhadas e prejudicando a população. A última dela foi de impor que o registro de ocorrência de roubo tenha de ser realizado presencialmente, isso é uma artimanha para que se reduza o número de ocorrências, já que muitos vão deixar de registrar pois terão que se deslocar até uma delegacia. Além disso, essas delegacias não funcionam nos finais de semana e nem fora do horário comercial. Muitos deixarão de registrar o B.O, dando a falsa impressão de que o governo reduziu o quantitativo de roubos. A tecnologia e a modernidade do século 21 disponível e o governo de Pernambuco voltando a época das cavernas.
Rômulo Alves, por e-mail
É assustadora e trágica a situação da rodovia estadual PE-320. Em viagem aos municípios de Flores e Calumbi, pude perceber, no grande trecho que dirigi entre as duas cidades, incontáveis buracos e crateras, além de precária sinalização horizontal e vertical. E olha que passei por ali durante o dia, imagino que à noite deve ser bem pior. Quando volto à capital, me deparo com a infeliz coincidência de ver no noticiário sobre Flores que uma família morreu num acidente naquela mesma rodovia no dia anterior. Governo do Estado, olhe urgentemente para aquela pista que está esquecida há anos.
Paulo Oliveira, por e-mail