Sinais de trânsito dessincronizados
Com o final das obras de triplicação da BR-232, havia a esperança que os engarrafamentos na Avenida Abdias de Carvalhos iriam diminuir. Mas continua do mesmo jeito, principalmente pela falta de sincronia dos semáforos existentes na referida avenida, que poderia dar mais fluidez no trânsito de veículos na via. Há uma retenção que se forma desde o sinal do cruzamento da Abdias de Carvalho com a Gal. San Martin, até o sinal do cruzamento com a Rua Delmiro Gouveia, nos dois sentidos. Ultrapassado estes trechos, o trânsito flui normalmente.
Marcelo Santana, por e-mail
Calçadas do centro do Recife degradadas
Não consigo entender o critério da Prefeitura do Recife de escolha das calçadas que passarão por intervenções. Enquanto que foram refeitas calçadas que antes estavam em perfeito estado, sobretudo por abrigarem edifícios luxuosos nos bairros da Jaqueira, dos Aflitos, do Espinheiro, do Rosarinho e das Graças; as calçadas da Rua do Hospício, centro da cidade, estão em estado deplorável, justamente onde se encontram inúmeras escolas, repartições públicas e abrigos de ônibus. O pior trecho é justamente o que fica próximo ao Parque 13 de Maio e a Câmara dos Vereadores. A impressão é de que o prefeito só arruma os locais por onde ela anda.
Wlademir Moura, por e-mail
ICMS
Onde está a OAB, Fiepe, Procon e o CDL para manifestar e protestar contra o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) no Estado de Pernambuco? Como sempre quem vai pagar a conta é o povo.
Wilson Vieira, por e-mail
Compesa
Chegou até a ser ventilada a possível privatização da empresa pública Compesa - a rainha do péssimo serviço e que custa caro -, mas me parece que subiu no telhado. Agora, para nossa infeliz surpresa, a governadora vem anunciar um empréstimo de R$ 1 bilhão para a Companhia. Ou seja, o Estado vai se endividar para colocar dinheiro novo em coisa velha, cara, ultrapassada e inoperante. E o trouxa do povo, que já paga muito caro por um péssimo serviço de água e esgoto, agora vai ter que pagar também por mais um empréstimo absurdo. Lamentável.
Marco Wanderley, por e-mail
Placa turística enferrujada
A Prefeitura do Recife está investindo em novos banheiros em toda a orla de Boa Viagem, mas está esquecendo de outros detalhes como, por exemplo, a placa informativa turística do próprio bairro, que precisa ser substituída ou retirada de uma vez. Está deteriorada com ação do tempo e pela maresia. Os Secretários da Prefeitura deveriam sair dos gabinetes para verem a real situação e necessidade de cada bairro.
Maria José, por e-mail
Privilegiados
Enquanto centenas de pessoas ficam dias em filas, faça chuva ou sol, para levar currículo, ir a uma entrevista, lutando por um emprego, vemos fotografias de jovens felizes serem "apontados" para generosos cargos políticos. Rapazes de famílias abastadas, poderosas, e que nunca precisaram se esforçar para conseguir trabalho. Que mérito tem eles? Nenhum. É uma vergonha! Tudo arrumado por parente importante para lhes ser ofertado. Fizeram concurso para o cargo? Competiram com outro profissional pela posição? Duvido. É muito deprimente ler essas notícias, sobretudo, sabendo que o povo semianalfabeto não reage, nem sabe como protestar. Aliás, nem tem como. Ficam mesmerizados diante da propaganda de projetos mirabolantes e tipicamente eleitoreiros espalhados pela cidade, reconhecendo, porém, a desfaçatez e injustiça social em que vivem.
Ana Menezes, por e-mail
Aposentadoria do STF
Depois de 12 anos como ministra do STF, Rosa Weber se despede da Corte, já que completa 75 anos idade, limite para se manter no honroso cargo. Como destacou a ministra Carmem Lúcia, a gaúcha Weber, que também encerra seu mandato de presidente do STF, sempre teve postura profissional e pessoal plenas de ética, decoro e responsabilidade. Na presidência da Corte, enfrentou com bravura a tentativa de golpe de Estado, incentivada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. E conseguiu pautar temas importantes para o País. E, sob sua presidência, no CNJ, também aprovou nesta última terça-feira (26), a paridade de gênero no preenchimento de vagas da segunda instância nos tribunais federais, estaduais e militares. E a questão que fica é: Lula vai se dignar a indicar para a vaga de Rosa Weber outra magistrada, ou vai decepcionar a nação, desprezando nomear uma mulher?
Paulo Panossian, por e-mail
Escola pública caindo aos pedaços
A Escola Firmino da Veiga, no Centro do Paulista, já foi uma escola de referência. Para entrar tinha que fazer uma prova, porque era melhor do que muitas escolas particulares. Hoje, ela se encontra destruída: sem telhados, banheiros quebrados, precisando de reforma há três anos e nada da gestão atual reformar. O ensino nunca foi prioridade por certos gestores públicos.
Henrique Lotto, por e-mail