PREVENÇÃO

Fernando de Noronha já toma precauções mesmo sem casos suspeitos de coronavírus

Apesar de não ter casos suspeitos, ilha suspendeu aulas, orienta turistas sobre a covid-19 e cancelou eventos para mais de 500 pessoas

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 17/03/2020 às 9:17 | Atualizado em 18/03/2020 às 6:27
HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
Noronha tem um total de 388 casos de covid-19, sendo 307 no arquipélago e 81 importados - FOTO: HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM

Treinamento aos profissionais de saúde, suspensão de aulas, orientações a turistas e cancelamento de eventos para mais de 500 pessoas. Esses são alguns dos cuidados já tomados pelo arquipélago de Fernando de Noronha, em preparação para a chegada de eventuais casos suspeitos do novo coronavírus, já confirmado em 18 pessoas em Pernambuco.

A infectologista Kaliana Basílio, do Hospital Correia Picanço, um dos centros de referência para atendimento de casos de covid-19 no Estado, orientou toda a equipe de saúde de Urgência e Emergência do Hospital São Lucas (HSL) e da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos – USF, 83 profissionais, ao todo, sobre da doença.

O administrador da ilha, Guilherme Rocha, explicita que o treinamento visa trazer tranquilidade no tratamento de um eventual caso. “Estamos seguindo os protocolos da Secretaria de Saúde do Estado e demais órgãos competentes em relação ao coronavírus. Esse treinamento é para atualizarmos a equipe de saúde da ilha para enfrentarmos com tranquilidade um eventual caso que venha a surgir”, explicou.

A ida da profissional de saúde para o arquipélago faz parte do conjunto de ações que estão sendo tomadas em relação ao assunto, de acordo com Fernando Magalhães, superintendente de Saúde de Noronha. “Instalamos dispensers de álcool em gel no HSL, USF, Vigilância em Saúde, Aeroporto e Porto de Santo Antônio, além de garantirmos os equipamentos de proteção individual para toda a equipe”, disse Fernando”

Eventos cancelados

Em concordância com medida anunciada pelo Governo de Pernambuco no último sábado (14), todos os eventos com mais de 500 pessoas estão cancelados ou adiados na ilha. Entre estes, o Campeonato Pernambucano de Surf, que aconteceria neste final de semana, o Torneio de Beach Tennis, marcado para abril e uma Ação Educacional de Meio Ambiente organizada pela Parley, uma organização ambiental.

Voos mantidos

Todos os voos previstos para a ilha estão mantidos. No entanto, o Aeroporto de Fernando de Noronha - Governador Carlos Wilson receberá cartazes informativos sobre a doença e formas de evitar o contágio. Também serão entregues panfletos aos turistas.

Estabelecimentos comerciais, como pousadas, restaurantes e lojas, também continuam funcionando normalmente, até segunda ordem.

Aulas suspensas

Estão suspensas, a partir desta quarta-feira (16), as aulas na Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha e na Creche Integral de Educação Infantil Bem me Quer. Estudantes já recebem orientações de prevenção contra o covid-19.

Medida acompanha decreto do Governo do Estado em suspender as aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada de Pernambuco. "Fica determinada, a partir do dia 18 de março de 2020, a suspensão do funcionamento das escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privados, em todo o Estado de Pernambuco", diz trecho do decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta segunda-feira (16).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

?? ATENÇÃO! ?? #EducacaoPE #GovernoDePernambuco #Coronavirus #RedeEstadual

Uma publicação compartilhada por Sec. de Educação e Esportes PE (@educacaopeoficial) em

Comentários

Últimas notícias