Em função do coronavírus, Bike PE opera com medidas preventivas

Todos os funcionários que realizaram viagens internacionais ou que apresentam sintomas de gripe estão trabalhando remotamente de casa

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 18/03/2020 às 9:22 | Atualizado em 18/03/2020 às 9:56
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
O fim da gratuidade total para todos os estudantes implicará que os que tiverem que pagar 50% do plano tenham um cartão de crédito, o que poderá limitar o acesso de muitos usuários - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus tem preocupado o mundo inteiro e gerado diversas medidas de contenção e proteção por parte das empresas. Com o crescente número de casos no Brasil e, inclusive, no estado de Pernambuco, a Tembici, que oferece o serviço de bicicletas do Itaú pelo Grande Recife, com 80 estações e 800 bicicletas, também anunciou medidas preventivas para o combate ao covid-19.

"Sabemos que a bicicleta é uma importante alternativa de mobilidade nas grandes cidades. Com a chegada do Covid-19 ao país, também conhecido como coronavírus, reconhecemos que todos temos que fazer a nossa parte para controlar o contágio da doença", explica a nota da empresa. 

>> Tudo que você precisa saber sobre o novo coronavírus

Medidas preventivas para o funcionamento das estações:

 

Todos os funcionários que lidam diretamente com a bicicleta estão fazendo higienização recorrente com álcool em gel;

Todas as bikes estão recebendo higienização em álcool 70%, além da rotina de limpeza padrão da operação;

Todos os funcionários da tembici que realizaram viagens internacionais ou que apresentam sintomas de gripe estão trabalhando remotamente de casa;

Criação do rupo de trabalho com foco em acompanhar a propagação do vírus e criar novos processos que garantam a saúde dos funcionários e usuários.

Casos no Brasil e em Pernambuco

No Brasil, os casos confirmados do novo coronavírus já alcançam 291 pessoas, segundo balanço feito pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), além de 1 caso de óbito. Em Pernambuco, quarto estado com mais casos confirmados, o balanço feito pela Secretaria de Saúde, na última terça-feira, foi de 19 casos de contaminação.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

 

Confira o mapa de casos

 

Comentários

Últimas notícias